Caminhoneiros reclamam de praças da EGR

Publicado em
13 de Junho de 2013
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O vale-pedágio foi instituído por lei federal em 2001 e desonera o transportador do pagamento da tarifa

O primeiro dia de cobrança de pedágio nas quatro praças assumidas pela Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) - Flores da Cunha, Encantado, Boa Vista do Sul e Cruzeiro do Sul - resultou em alguns transtornos para caminhoneiros devido à falta de máquinas da bandeira Visa/Cielo para o pagamento com o vale-pedágio. O sistema é utilizado apenas por transportadores autônomos, através de um cartão.

O presidente da Federação dos Caminhoneiros Autônomos do Rio Grande do Sul e Santa Catarina (Fecam), Éder Dal’Lago, reclama que houve falta de planejamento e defende que as cancelas permaneçam abertas até a resolução do problema. “O governo deve começar a cobrar pedágios nas rodovias quando estiver preparado”, sugere o representante da categoria.

De acordo com o presidente da EGR, Luiz Carlos Bertotto (PT), já foi feito contato com a operadora e espera fechar ainda hoje o contrato para a instalação dos equipamentos. Enquanto isso, os caminhoneiros que utilizam esse cartão estão tendo o nome e a placa do veículo registrados para que o pagamento seja realizado posteriormente.

“Não chega a ser um problema. É apenas uma questão de operação do vale-pedágio, pois não conseguimos fechar um acordo com a Visa, o que acabou atrapalhando esse início de operação. Mas as praças estão funcionando”, minimiza Bertotto, dizendo que os caminhoneiros têm a passagem liberada após o registro das informações.

O vale-pedágio foi instituído por lei federal em 2001 e desonera o transportador do pagamento da tarifa, transferindo a obrigação para os embarcadores ou equiparados, que passaram a ser responsáveis pela quitação antecipada do pedágio e fornecimento do respectivo comprovante ao transportador rodoviário.

Segundo Bertotto, o vale-pedágio de outras bandeiras - DBTrans, Auto Expresso e Via Fácil - está sendo utilizado sem nenhum tipo de problema em todas as praças administradas pela EGR.
O presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística do Rio Grande do Sul, Sérgio Neto, relata que a falha não está atingindo caminhoneiros vinculados a transportadoras. “As empresas normalmente utilizam o chip, e isso está funcionando normalmente”, esclarece.
Por outro lado, o representante dos caminhoneiros autônomos, além de criticar o problema com a automação das praças, reclama por maior redução nas tarifas. “Antes nós tínhamos guinchos, ambulância, o vale-pedágio funcionava... O governo assumiu agora e tirou tudo”, aponta.

Bertotto garante que os serviços estão sendo mantidos. Por cerca de 30 dias, enquanto está sendo realizado o processo para contratação de ambulâncias, os atendimentos devem ser realizados pelo Samu dos municípios. Já os guinchos seriam acionados pela Polícia Rodoviária Estadual, explica.

Comissão da Assembleia aprova tarifa única

A Comissão de Economia e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa aprovou ontem o parecer favorável ao projeto de autoria do deputado Carlos Gomes (PRB), que institui tarifa única para os veículos que passarem pela mesma praça de pedágio no período de 24 horas.
O relator da matéria, deputado Marcelo Moraes (PTB), incluiu três emendas em seu parecer. Uma delas garante que o motorista que pagar o pedágio na ida não precisa pagar no retorno dentro do período de 24 horas. Além disso, as emendas exigem a colocação de placas nas praças de pedágio, informando a medida. A mesma matéria recebeu outras emendas nas comissões de Constituição e Justiça e de Serviços Públicos e está apta à votação em plenário. “Quero acreditar que o projeto será aprovado pela grande maioria dos deputados, pois representa uma economia para os cidadãos”, ressaltou.

Também foi aprovado um requerimento do deputado Daniel Bordignon (PT), que preside o colegiado, para a realização de audiência pública em Gravataí para tratar do acesso à freeway junto ao viaduto. A intenção é discutir projeto aprovado no Senado que concede a isenção do pagamento de pedágio aos moradores de municípios onde se localizam praças federais. “Isso permitirá a abertura da freeway na região, uma medida necessária para melhorar o transporte coletivo e reduzir os gastos dos moradores de Gravataí, que hoje passam pelo centro de Cachoeirinha para vir a Porto Alegre”, explicou. Também participaram da reunião os deputados Alexandre Postal (PMDB), Nelson Härter (PMDB), Gerson Burmann (PDT), Aloísio Classmann (PTB), Lucas Redecker (PSDB) e Raul Carrion (PCdoB).

Transporte intermunicipal tem valor reduzido

O secretário de Infraestrutura e Logística do Estado, Caleb de Oliveira (PSB), anunciou, ontem, a redução no preço das passagens intermunicipais. Por determinação do governador Tarso Genro (PT), o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), através da Diretoria de Transportes Rodoviários, começou ontem a enviar às empresas as novas tabelas com a redução tarifária.

A alteração do cálculo ocorre devido à liberação do pagamento do pedágio em praças nos polos de Caxias do Sul e Lajeado a partir do início das operações pela Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR). A Associação Rio-Grandense de Transporte Intermunicipal (RTI) e as empresas de transporte de passageiros das regiões também já haviam protocolado o pedido no Daer. Caleb disse que toda a redução é significativa, sendo que outras medidas estão sendo estudadas para diminuir ainda mais os valores cobrados.

O titular da Secretaria de Infraestrutura e Logística destacou que, para aliviar o fluxo de automóveis nas estradas, a intenção é dar condições para que as pessoas possam usar o transporte público com “tarifas justas e qualidade”.

A faixa de valores reduzidos para o transporte intermunicipal varia de R$ 0,25, para linhas que utilizam um único pedágio desativado, a R$ 0,55, para as linhas que tiveram dois pedágios desativados. No Rio Grande do Sul, são 184 linhas regulares intermunicipais que têm a taxa do pedágio inclusa e que passam por trechos das rodovias estaduais e federais.

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