Caminhões: produção tem alta de 72,7% no bimestre

Publicado em
07 de Março de 2013
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A produção de caminhões com tecnologia Euro 5 totalizou 26,6 mil unidades no primeiro bimestre deste ano, alta significante de 72,7% sobre o mesmo período do ano passado, quando os fabricantes permaneciam estagnados diante dos altos estoques de modelos Euro 3, de 8% a 15% mais baratos, que ainda eram negociados no mercado. Apenas em fevereiro deste ano, com 18 dias úteis, foram fabricados 13,9 mil caminhões, o que representa acréscimo de 9,4% sobre janeiro último, com 22 dias úteis, e de 16,1% ante fevereiro do ano passado.

“A produção de caminhões tem impulsionado a indústria automobilística como um todo neste ano. Os números confirmam a retomada das encomendas, motivadas pela redução dos juros de financiamento (Taxa do Finame fixada em 3% no primeiro semestre e 4% no segundo)”, declarou Cledorvino Belini, presidente da Anfavea, associação que reúne os fabricantes de veículos, em apresentação à imprensa na quarta-feira, 6.

- Clique aqui para ver os resultados apresentados pela Anfavea.

O segmento dos caminhões semileves foi o que apresentou maior alta de produção na comparação entre este bimestre e o mesmo período do ano anterior, de 280,6%. A produção de caminhões médios cresceu 125,5%, a de semipesados, 75,4%, a de pesados, 62,6% e a de leves, 56,1%.

VENDAS

As vendas de caminhões Euro 5 no mercado interno permaneceram em patamares negativos na comparação com o ano passado. O bimestre fechou com pouco mais de 22 mil caminhões emplacados, volume 7,8% menor em relação ao mesmo intervalo de 2012. Em fevereiro foram comercializadas 9,9 mil unidades, retração de 17,6% na comparação com janeiro, que teve quatro dias úteis a mais, e de 8,8% em relação ao mês de fevereiro de 2012.

Belini lembra que nos primeiros três meses do ano passado o mercado interno de caminhões apresentava maior volume de vendas por causa das negociações dos últimos estoques dos modelos Euro 3. “Não podemos fazer comparações entre o primeiro trimestre do ano passado e este. Não é justo por causa das mudanças pelas quais o segmento passou. O importante é que a média diária foi praticamente a mesma, de 554 unidades em fevereiro de 2013 contra 575 no mesmo mês de 2012.” O executivo aponta que quase 10 mil veículos Euro 5 já foram vendidos no País.

Dentre os segmentos, o de pesados foi o que anotou menor queda nas vendas do bimestre, de 2,8%. Muitas concessionárias já têm encomendas até julho, demanda que deve refletir na produção em breve, como anunciou a Fenabrave em reunião na terça-feira, 5 (leia aqui).

Belini acredita que o reajuste de 5% no preço do diesel, anunciado pela Petrobras (leia aqui), não impactará o desempenho da indústria automotiva. “A influência se dará principalmente nos custos de distribuição do combustível. Tendo uma economia ativa, a produção e a venda de caminhões acompanham o ritmo.”

EXPORTAÇÕES

Foram exportados 2,5 mil caminhões no último bimestre. Desses, pouco mais de mil em fevereiro. O resultado do acumulado do ano representa retração de 30,5% em relação ao mesmo intervalo do ano anterior. Na comparação entre fevereiro deste ano com o de 2012 a queda é ainda maior, de 52,5%.

ÔNIBUS

O mercado de ônibus encerrou o bimestre com alta de 78,9% na produção. Foram fabricados 6,1 mil chassis nos dois primeiros meses, 3 mil em fevereiro.

O mercado interno teve 4,5 mil unidades comercializadas no bimestre, queda de 14,4% ante o mesmo período de 2012. Somente em fevereiro, foram vendidos 2,4 mil chassis, 11,3% a mais do que em janeiro último. Foram exportados 946 ônibus entre janeiro e fevereiro.Caminhões: produção tem alta de 72,7% no bimestre
Mas vendas caem 7,8% em relação ao ano passado, quando ainda eram negociados modelos Euro 3

CAMILA FRANCO, AB


A produção de caminhões com tecnologia Euro 5 totalizou 26,6 mil unidades no primeiro bimestre deste ano, alta significante de 72,7% sobre o mesmo período do ano passado, quando os fabricantes permaneciam estagnados diante dos altos estoques de modelos Euro 3, de 8% a 15% mais baratos, que ainda eram negociados no mercado. Apenas em fevereiro deste ano, com 18 dias úteis, foram fabricados 13,9 mil caminhões, o que representa acréscimo de 9,4% sobre janeiro último, com 22 dias úteis, e de 16,1% ante fevereiro do ano passado.

“A produção de caminhões tem impulsionado a indústria automobilística como um todo neste ano. Os números confirmam a retomada das encomendas, motivadas pela redução dos juros de financiamento (Taxa do Finame fixada em 3% no primeiro semestre e 4% no segundo)”, declarou Cledorvino Belini, presidente da Anfavea, associação que reúne os fabricantes de veículos, em apresentação à imprensa na quarta-feira, 6.

- Clique aqui para ver os resultados apresentados pela Anfavea.

O segmento dos caminhões semileves foi o que apresentou maior alta de produção na comparação entre este bimestre e o mesmo período do ano anterior, de 280,6%. A produção de caminhões médios cresceu 125,5%, a de semipesados, 75,4%, a de pesados, 62,6% e a de leves, 56,1%.

VENDAS

As vendas de caminhões Euro 5 no mercado interno permaneceram em patamares negativos na comparação com o ano passado. O bimestre fechou com pouco mais de 22 mil caminhões emplacados, volume 7,8% menor em relação ao mesmo intervalo de 2012. Em fevereiro foram comercializadas 9,9 mil unidades, retração de 17,6% na comparação com janeiro, que teve quatro dias úteis a mais, e de 8,8% em relação ao mês de fevereiro de 2012.

Belini lembra que nos primeiros três meses do ano passado o mercado interno de caminhões apresentava maior volume de vendas por causa das negociações dos últimos estoques dos modelos Euro 3. “Não podemos fazer comparações entre o primeiro trimestre do ano passado e este. Não é justo por causa das mudanças pelas quais o segmento passou. O importante é que a média diária foi praticamente a mesma, de 554 unidades em fevereiro de 2013 contra 575 no mesmo mês de 2012.” O executivo aponta que quase 10 mil veículos Euro 5 já foram vendidos no País.

Dentre os segmentos, o de pesados foi o que anotou menor queda nas vendas do bimestre, de 2,8%. Muitas concessionárias já têm encomendas até julho, demanda que deve refletir na produção em breve, como anunciou a Fenabrave em reunião na terça-feira, 5 (leia aqui).

Belini acredita que o reajuste de 5% no preço do diesel, anunciado pela Petrobras (leia aqui), não impactará o desempenho da indústria automotiva. “A influência se dará principalmente nos custos de distribuição do combustível. Tendo uma economia ativa, a produção e a venda de caminhões acompanham o ritmo.”

EXPORTAÇÕES

Foram exportados 2,5 mil caminhões no último bimestre. Desses, pouco mais de mil em fevereiro. O resultado do acumulado do ano representa retração de 30,5% em relação ao mesmo intervalo do ano anterior. Na comparação entre fevereiro deste ano com o de 2012 a queda é ainda maior, de 52,5%.

ÔNIBUS

O mercado de ônibus encerrou o bimestre com alta de 78,9% na produção. Foram fabricados 6,1 mil chassis nos dois primeiros meses, 3 mil em fevereiro.

O mercado interno teve 4,5 mil unidades comercializadas no bimestre, queda de 14,4% ante o mesmo período de 2012. Somente em fevereiro, foram vendidos 2,4 mil chassis, 11,3% a mais do que em janeiro último. Foram exportados 946 ônibus entre janeiro e fevereiro.

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