Caminhões evoluem muito em 30 anos

Publicado em
18 de Janeiro de 2012
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A imagem de caminhoneiros truculentos, que faziam grande esforço para conseguir manobrar os seus carros está cada vez mais ficando para trás. Os veículos pesados estão mais confortáveis, econômicos e seguros.

"Com os caminhões atuais, é possível transportar uma quantidade maior de carga, num menor intervalo de tempo, consumindo menos combustível e poluindo menos", afirma Sérgio Gomes, gerente de planejamento estratégico da Volvo do Brasil.

Os atuais caminhões avançaram em diferentes aspectos como maior potência, quilometragem, velocidades médias, tecnologia embarcada e melhoria na combustão.

Todos esses avanços resultaram em veículos 50% mais econômicos do que os encontrados há 30 anos.

"Todos estes avanços tecnológicos trouxeram economia e maior produtividade para o transporte de cargas. Além disso, a infraestrutura de transporte do País também esta melhorando, o que contribui para aumentar a eficiência e reduzir o número de acidentes", comenta Álvaro Menoncin, gerente de engenharia de vendas da Volvo do Brasil.

Um dos destaques desta evolução dos caminhões nos últimos anos foi em relação ao conforto, com a implantação de itens que facilitaram a vida do motorista como direção hidráulica, ajuste da altura do volante, bancos com apoios para lombar entre outros equipamentos.

Porém os avanços não se limitaram somente ao conforto, as suspensões a ar vêm substituindo as mecânicas e mesmo outras tecnologias têm sido implantadas como a suspensão de molas com formato “S”, lançada pela Volvo em 1993, que traziam as mesmas características do equipamento a ar.

"Nosso objetivo é que o motorista tenha o máximo de conforto possível no período de condução. Quanto mais confortável e leve for o caminhão, maior a segurança, pois quanto menos cansado o motorista estiver, menor é a chance dele se envolver em acidentes", destaca Menoncin.

Os freios também passaram por uma longa evolução, inicialmente, eram mecânicos o que exigia que os condutores aplicassem todo o seu peso para conseguir acioná-los, posteriormente vieram os hidráulicos, depois os freios a vácuo e, em seguida, os pneumáticos, utilizados nos caminhões atualmente.

Hoje em dia, os pesados são equipados até com freios ABS, com sistema EBS, antibloqueamento.

Outra característica que mudou foi a potência dos caminhões, que hoje na média fica em 440 cavalos, mas há 30 anos era de no máximo de 250. "A potência dos veículos aumenta, em média, cinco cavalos por ano", explica Gomes.

Os caminhões estão cada vez mais econômicos e com cabines cada vez mais práticas aos motoristas.

Além disso, desde janeiro deste ano, os motores estão também menos poluente com a entrada em vigor da normativa Proconve P7, equivalente ao Euro 5, que reduz a emissão de 90% das emissões de Nox (óxidos de nitrogênio), de 89% de CO (monóxido de carbono), e de 98% menos de material particulado.

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