Caminhões: estoque elevado

Publicado em
18 de Outubro de 2011
compartilhe em:

As tendências sobre o comportamento do mercado de caminhões no fim do ano ainda não estão claras. As montadoras apostavam na corrida às compras, já que os preços vão subir de 8% a 15% com a introdução de motores Euro 5, que atendem aos limites de emissões do Proconve P7, em vigor a partir de janeiro. Confiantes nesse cenário, as empresas aceleraram as linhas de montagem, fazendo algum estoque de modelos Euro 3.

Com pátios cheios, surgem dúvidas agora sobre a velocidade de desova dessas reservas de veículos e o novo ritmo da produção até o fim de dezembro. Em setembro os emplacamentos de caminhões somaram 14.945 unidades, recuo de 9,11% em relação a agosto. Em relação ao mesmo mês de 2010 ocorreu avanço de 13,01%.

Automotive Business constatou que a Ford Caminhões, Mercedes-Benz e Scania, instaladas no ABC paulista, estão com volume expressivo de veículos em pátios alugados. Em entrevista recente, Oswaldo Jardim, diretor da Ford Caminhões, admitiu estoque maior de modelos Euro 3. “Nos pátios e nas concessionárias prevemos estoques de 120 dias de vendas no início do ano”, disse. Explicação: os veículos faturados até 31 de dezembro podem ser emplacados até fim de março.

Já a Mercedes-Benz atribuiu a existência de grande volume de caminhões, em terreno distante da fábrica, como parte da estratégia comercial da empresa. A Scania, por sua vez, preferiu não entrar em detalhes. “Nossos veículos são produzidos sob encomenda”, afirma Roberto Leoncini, diretor geral da operação brasileira.

Para Roberto Cortes, presidente da MAN Latin America, há soluções para evitar retração nas vendas em 2012. O executivo defende medidas como o Finame Verde, com taxas de 4,5%, equivalentes às do Pro-Caminhoneiro PSI, para estimular o cliente a comprar veículos Euro 5. “Estamos conversando com o governo para evitar os transtornos”, disse.

Seminário

Dia 25 de outubro, durante a Fenatran, a Anfavea promoverá a terceira edição do seminário "Diesel e Emissões em Debate", no hotel Holiday Inn Anhembi, em São Paulo, para tratar de temas relacionados à mudança na legislação de emissões. O evento será gratuito, mas com inscrições limitadas. Informações com Carolina Piovacari, em Automotive Business, pelo tel. 11 5095-8883.

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.