Caminhão será vetado em ruas do Morumbi

Publicado em
21 de Setembro de 2010
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A Secretaria Municipal dos Transportes de São Paulo anunciou ontem a ampliação das restrições a veículos de carga para quatro vias do Morumbi, na zona sul. Será restrito o tráfego de caminhões nas Avenidas Jorge João Saad, Giovanni Gronchi, Morumbi e Dr. Guilherme Dumont Villares, entre outras. Mas ainda não há prazo nem modelo definido para as novas regras.

Depois da proibição dos veículos de carga na Marginal do Pinheiros, eles fugiram para as ruas do bairro residencial

O bairro virou alternativa a veículos de carga que foram proibidos de circular na Marginal do Pinheiros e nas Avenidas dos Bandeirantes e Jornalista Roberto Marinho - restrições que começaram a vigorar no dia 2. No dia seguinte, o Estado mostrou que as já saturadas vias do bairro residencial estavam ainda mais carregadas com o tráfego extra de caminhões - durante uma hora, 320 veículos de carga passaram pela Giovanni Gronchi.

A ampliação da proibição para esses locais, segundo o secretário municipal de Transportes, Marcelo Cardinale Branco, visa a retirar das vias paulistanas os veículos que vêm do interior paulista com destino ao ABC e ao Porto de Santos. "Fizemos um mapeamento de origem e destino dos caminhões que cruzam o Morumbi e ficou claro que existe um volume de veículos que cruza a cidade de São Paulo em direção a esses locais."

Para o secretário, os veículos que não levam carga à capital paulista devem usar o Trecho Sul do Rodoanel, em vez de passar por dentro da cidade. Caminhões que vão para a zona sul devem fazer as entregas à noite ou dividi-las em lotes menores, que podem ser entregues em veículos urbanos de carga (VUCs, cujo cumprimento máximo é de 6,3 metros). O secretário reiterou também que vai flexibilizar as proibições para caminhões de construção civil.

Reações. As mudanças recentes desagradaram aos moradores do Morumbi, que agora querem a liberação dos caminhões na Marginal do Pinheiros. "A Prefeitura precisa voltar atrás e liberar o trânsito na Marginal", diz o presidente do Conselho de Segurança (Conseg) do Portal do Morumbi, Celso Neves Cavallini. "Se não usarem essas ruas (nas quais haverá a nova restrição), os caminhões vão achar outras no próprio bairro."

O setor de carga também criticou as proibições. Para o Sindicato das Empresas de Transporte de Carga de São Paulo (Setcesp), o risco de desabastecimento do comércio da cidade - em especial da zona sul - já havia aumentado após as restrições do dia 2.

O presidente da entidade, Manoel Sousa Lima, afirma que a proibição no Morumbi serve para tentar corrigir uma falta de planejamento anterior. "Nós já havíamos avisado que os caminhões fugiriam pelo Morumbi, mas a Prefeitura não detectou isso e agora precisa corrigir. É como dar o tiro e sair atrás da bala."

O setor reivindica que haja a liberação do tráfego de caminhões na Marginal do Pinheiros das 10 às 17 horas, fora do horário de pico.

O Setcesp também quer que a Prefeitura exija que os grandes estabelecimentos comerciais fiquem abertos à noite, para receber os produtos. / R.M., R.B. e BRUNO RIBEIRO

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