Cadastro de veículos só até dia 20

Publicado em
26 de Agosto de 2014
compartilhe em:

Empresas do segmento de cargas pesadas terão até o dia 20 de setembro para cadastrar os veículos que receberão autorização para circular em áreas restritas de tráfego. A Prefeitura de Cuiabá irá reforçar a fiscalização e os caminhões que não estiverem autorizados serão autuados.

“Essas autorizações serão emitidas para que veículos pesados possam circular na zona de restrição, mas com data e local definidos. Dessa forma, teremos controle sobre a quantidade e o tamanho das carretas e caminhões que circulam no município”, explicou o secretário de Trânsito e Transporte Urbano, Antenor Figueiredo.

Em reunião na última quarta-feira (20) com empresários e sindicatos do segmento, o secretário ouviu as demandas do setor, mas também apontou para a necessidade de regulação do trânsito da Capital.

“Temos ainda uma cidade em obras, com um fluxo menor de intervenções, porém com necessidades de melhor fluidez no trânsito, apesar de permanecerem alguns desvios. Na conversa com o segmento, entendemos que o ideal é integrar o trânsito com as necessidades econômicas do município e chegamos ao consenso das autorizações quando for preciso”, disse Antenor.

Durante a reunião, o promotor do Núcleo Especializado em Defesa Ambiental e Ordem Urbanística, Carlos Eduardo Silva, destacou a preocupação com o tráfego de veículos pesados na estrada que leva ao distrito de Nossa Senhora da Guia. Antenor Figueiredo afirmou que o tráfego no local ficará limitado aos horários de 20h às 6h, durante a semana.

Para o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas de Mato Grosso, Eleus Vieira de Amorim, as autorizações resolvem boa parte das dificuldades do setor. “Queremos cumprir a legislação, mas o setor não pode parar. Nossa principal preocupação era justamente com os locais onde não é permitida a circulação dos veículos pesados. As autorizações servirão para resolver esse problema de forma mais rápida, até que a melhor solução seja encontrada”, comentou.

Veículos com até 10 toneladas, incluindo peso do veículo e carga, podem circular normalmente em qualquer horário. A legislação atenta para aqueles com até 24 toneladas ou superior:

- Para os veículos com até 24 toneladas, o tráfego é permitido na área de restrição máxima, que compreende a região do Centro Histórico, durante a semana, somente entre os horários de 20h às 6h. E, no entorno do centro, fica proibido o tráfego entre 12h e 14h e das 17h às 18h.

- Para os veículos com mais de 24 toneladas (carretas), o tráfego na zona de restrição máxima é proibido em qualquer horário. Já nas principais vias e também nos bairros, esses veículos podem circular entre 20h e 6h e aos sábados, a partir das 14 horas.

Participaram da reunião representantes da Fiemt, Equipav Mineração, Aço Pronto, Açofer, ArcelorMittal Ditribuição, Sinduscon-MT, Sinegas MT, Chamagas, Sindmat, Concremax, Sindicato dos Motoristas e empresas de limpa-fossa.

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.