Braspress comemora 35 anos de atividades

Publicado em
26 de Junho de 2012
compartilhe em:

Braspress, líder nacional na distribuição de Encomendas comemora 35 anos de atividades, no dia 1º de julho, planejando novos investimentos na inauguração de mais seis filiais e de uma empresa de logística para este ano.

Segundo Urubatan Helou, Diretor-Presidente, nestes 35 anos a empresa multiplicou de tamanho e de faturamento muitas vezes, passou por crises, enfrentou 13 planos econômicos da história brasileira, inflação elevada, recessão e sete moedas diferentes, mas conseguiu se consolidar no mercado como a única transportadora de Encomendas do Brasil que atende todo o território nacional.

‘’E, o mais importante, 98% da última milha neste vasto território brasileiro são operados pela Braspress, e somente os 2% restantes são operados com parceiros que estão alinhados com a Organização e são geridos por nós’’, explicou o fundador da Organização.

Empreendedor nato, Urubatan Helou, teve uma trajetória empresarial ascendente que trouxe pioneirismo e inovação para o setor, características que têm norteado historicamente a Companhia que atua com uma forte política de comercialização, aliada à qualidade dos serviços oferecidos e prestados, bem como uma malha operacional com operações em todo o Brasil.

Para isso, dispõe de 104 filiais em todas as capitais e principais cidades dos Estados e do Distrito Federal, uma frota própria de 1.200 veículos de coleta, transferência e distribuição, que primam pela adequação às diferentes operações e com idade média de 2,9 anos; e mais 1.000 agregados, todos dotados de rastreadores.

A estrutura se completa com 6.363 colaboradores e 2.000 terceirizados. Reafirmando sua postura inovadora, a Braspress iniciou, em 2001, a contratação de motoristas mulheres, que hoje representam a metade da equipe.

Além disso, a Braspress tem investido pesadamente em importantes e sofisticadas ferramentas de Logística, como no maior SORTER – Sistema Automatizado de Distribuição de Encomendas da América Latina -, inaugurado no Rio de Janeiro, em 2009; e o segundo maior instalado em São Paulo, desde 2004, e primeiro na América Latina, que marcou, mais uma vez, o pioneirismo da Organização em tecnologia.

Em TI. (Tecnologia da Informação) Em TI. (Tecnologia da Informação) também está realizando um programa de investimentos que prevê R$ 43 milhões em ERP – Enterprise Resource Planning –, sistema integrado de gerenciamento, iniciado em 2010 para um período de cinco anos, que dará condições à Braspress de operar no mercado mundial de encomendas, aproveitando a estrutura logística, de carga aérea e de distribuição, já consolidadas.

 

O INÍCIO DAS ATIVIDADES

 

A Braspress nasceu em 1º de julho de 1977. Urubatan Helou queria que a empresa se chamasse Brasil Express, mas o nome não foi aprovado pela Junta Comercial de São Paulo, pois a antiga Sadia/Transbrasil já o havia registrado. A solução que o então jovem Urubatan encontrou foi abreviar o nome e formar uma só palavra.

“Acho que tivemos mais sorte na escolha, pois ‘Braspress’ – como nome simples, e não composto, tem uma fonética melhor e se fixa mais na mente do usuário”, disse Urubatan, que queria esse nome, pois gostava muito do filme cheio de tramas baseado no romance de Agatha Christie, Murder on the Orient Express.

Em 1969, quando Urubatan chegou a São Paulo, aos 19 anos, transferido de Uberlândia (MG), conheceu Milton Petri que trabalhava juntamente com o pai dele, Alcides Simão Helou (já falecido), e o convidou para ser seu sócio, sociedade que se mantém até hoje.

‘’E vamos continuar assim, sendo referência no mercado de Logística, pois ao mesmo tempo em que celebramos o passado, perseveramos no presente todos os dias, construindo o futuro da Braspress, finalizou Urubatan Helou.

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.