Braskem se aproxima dos motoristas para aprimorar a operação logística

Publicado em
13 de Outubro de 2011
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A equipe de Logística da Unidade de Insumos Básicos da Braskem do Rio Grande do Sul iniciou neste ano um projeto para estreitar o relacionamento com as nove empresas que movimentam as cargas perigosas produzidas pela planta gaúcha. A medida tem o objetivo de aumentar a sinergia na busca por procedimentos que garantam o transporte cada vez mais seguro pela via rodoviária. Atualmente, a empresa é responsável pelas cargas de mais de 1,8 mil viagens de caminhão, transportadas a partir da indústria situada em Triunfo.

Dentro dessa ideia, um integrante da área de logística da companhia embarcou, de surpresa, em um dos veículos que faria o transporte de carga perigosa. Vanderlei Medronha pegou carona em um dos caminhões e seguiu como observador durante todo o trajeto feito entre Triunfo (RS) e Santos (SP). “Nossa meta foi verificar as dificuldades e o atendimento aos procedimentos de segurança desde o carregamento na Braskem até a chegada no cliente final”, explica Medronha.

Segundo ele, de modo geral, as rodovias percorridas encontravam-se em boas condições e todos os motoristas de cargas perigosas dirigiam prudentemente. Um problema encontrado foram os túneis muito estreitos em Santos e o desfiladeiro dessa serra.

O coordenador de execução logística da Braskem Unib-RS, João Batista Dias, argumenta que medidas como essa demonstram que não é necessário um grande investimento para qualificar o sistema logístico. “É mais uma questão educacional”, diz.

O dirigente lembra que a Braskem identificou, em anos anteriores, uma linha constante de acidentes que causavam, além de eventuais danos às pessoas, impactos no meio ambiente. “Isso fez com que a área de logística passasse a ser de gestão de logística, não apenas um departamento que contrata caminhões”, comenta Dias. Ele explica que a empresa começou a se aproximar dos transportadores e a identificar as dificuldades apresentadas para criar um sistema de monitoramento.

Ações preventivas diminuíram o número de acidentes

A Braskem também passou a ter uma reunião mensal com as transportadoras para debater as questões de segurança

Atualmente, a Braskem Unib-RS realiza várias ações preventivas e reativas, em caso de acidentes, conforme o coordenador de execução logística, João Batista Dias. Ele relata que a atitude fez com que o índice de acidentes que era, em média, de quatro por ano caísse. Nos últimos três anos, só houve um incidente, afirma o dirigente. Entre as medidas praticadas, Dias cita a adoção de uma iniciativa da Abiquim: o Sistema de Avaliação de Segurança, Saúde, Meio Ambiente e Qualidade (Sassmaq), que realiza a certificação de transportadoras de produtos perigosos. Um inspetor faz a análise dessas empresas que inclui os controles dos equipamentos de segurança, dos exames médicos, da seleção dos motoristas e da manutenção dos caminhões, entre outros itens. A Braskem também passou a ter uma reunião mensal com as transportadoras para debater as questões de segurança.

Dias recorda que a empresa trabalha também com outro programa da Abiquim voltado para essa atividade: o Olho Vivo na Estrada. O conceito básico do projeto é de que, antes de um grande acidente, ocorreram várias pequenas falhas nos equipamentos ou nas operações de transporte que não foram comunicadas. O Olho Vivo na Estrada incentiva o motorista a relatar essas ocorrências, possibilitando a adoção de ações preventivas ou corretivas.

A Braskem também assinou um pacto com a Fundação Thiago de Moraes Gonzaga como empresa amiga da vida, comprometendo-se a contratar somente companhias que sejam certificadas pelo programa Transportadora da Vida. A iniciativa visa à prevenção da vida e de desenvolvimento de uma cultura interna nas organizações, voltada à colaboração ambiental, redução de custos e melhoria das relações de trabalho. Além disso, a empresa petroquímica limita o horário da movimentação da carga perigosa, sendo que o caminhão só pode rodar das 6h às 22h, com tempos estipulados para paradas de almoço, jantar e intervalos para descanso. A Braskem implementou ainda um sistema de rastreamento eletrônico para acompanhar o deslocamento dos caminhões que estão prestando serviço à empresa.

Os motoristas reclamam da situação precária das estradas brasileiras, entretanto Dias adverte que muitos acidentes ocorrem por manobras mal executadas. A Braskem recomenda que os motoristas não parem em postos de combustíveis do lado esquerdo da rodovia. Isso porque eles terão que atravessar a pista para voltar a rodar. “Como são caminhões muito pesados e grandes, leva algum tempo para fazer esse movimento”, explica o dirigente.

Ele acredita que as empresas estão vendo a área de logística de cargas perigosas de maneira diferenciada, percebendo que pode haver enormes impactos ambientais, financeiros e de imagem em casos de acidentes. A unidade gaúcha da Braskem movimenta em torno de 46 mil toneladas ao mês de produtos perigosos por meio de caminhões.

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