Brasil Terminal Portuário inicia oficialmente as operações em seu moderno terminal no Porto de Santos

Publicado em
28 de Novembro de 2013
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A Brasil Terminal Portuário (BTP), projeto concebido em 2007, inaugura oficialmente hoje o seu moderno terminal multiuso na região da Alemoa, à margem direita do Porto Organizado de Santos, marcando início das operações comerciais com navios em toda a extensão de sua área.

A operação parcial do terminal teve início em agosto deste ano, após obtenção da licença ambiental, seguida da declaração de alfandegamento e da licença de operação. "O suporte e apoio da Receita Federal, que disponibilizou as ferramentas de software e processos para o efetivo e seguro alfandegamento das áreas operacionais da BTP, resultou na celeridade na implantação do nosso projeto", afirma o Diretor-Presidente, Henry Robinson.

Joint venture desde 2010 entre os acionistas Terminal Investment Limited (TIL) e APM Terminals, esses Grupos trazem para o Projeto o know-how de duas das mais importantes empresas do setor portuário no mundo e que, somadas, operam 98 terminais em diferentes regiões e de diversidade cultural. O investimento realizado na BTP é da ordem de R$ 2 bilhões até 2013.

O terminal, que está instalado em área de 490 mil m2 do Porto Organizado, tem capacidade atual para movimentar 1,2 milhões de TEUs anuais e com previsão de movimentação de 1,4 milhões de toneladas de granéis líquidos, quando implementado em sua fase final. Com o terminal em operação, a BTP espera elevar em cerca de 40% a capacidade de movimentação atual de contêineres no Porto de Santos.

O projeto da BTP é inovador, principalmente, por ter resolvido um significativo passivo ambiental – o lixão da Alemoa em área portuária – de responsabilidade original da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp). A empresa assumiu, desde 2007, a responsabilidade de sanar um dos maiores passivos ambientais do Brasil e o maior localizado em área portuária, utilizado como depósito de todo o material descartado no Porto de Santos. O valor investido, somente na remediação desse passivo, com técnicas inéditas em solo brasileiro, foi de R$257 milhões.

A Brasil Terminal Portuário (BTP) foi concebida dentro dos critérios de Sustentabilidade. “Nosso projeto introduz modernas técnicas de construção e design aliado à alta tecnologia de seus sistemas e equipamentos, com a valorização da multifuncionalidade do quadro de colaboradores e a implantação de normas rígidas de segurança que fazem da BTP um terminal único no País, operando em condição de igualdade aos maiores e mais modernos terminais do mundo”, diz o Diretor-Presidente. O executivo complementa “estas são nossas ferramentas-chave para oferecer aos clientes e ao mercado em geral um serviço de qualidade, diferenciado, moderno e competitivo para importadores, exportadores e armadores."

A BTP aguarda a conclusão dos serviços de dragagem no canal, já em curso pela Autoridade Portuária (Codesp) e Secretaria de Portos (SEP), para operar em condições plenas, que permitirão incrementar significativamente a competitividade do maior porto da América Latina. Com a nova profundidade do canal homologada a 15 metros, o terminal estará apto a receber em seu cais até três embarcações da nova geração de navios que está sendo empregada na costa brasileira, com capacidade superior a 9.000 TEUs.

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