Estudo da Jato mostra China no primeiro lugar e Toyota como a líder de vendas
REDAÇÃO AB
![](http://automotivebusiness.anankecdn.net.br/fotos/G_noticia_20209.gif)
Com queda de 7,3% nas vendas de carros e comerciais leves, o Brasil encerrou o primeiro semestre deste ano como o quinto maior mercado, segundo levantamento da consultoriaJato Dynamics, realizado com 27 países e divulgado na quinta-feira, 7.
A China, mesmo apenas com os números de carros contabilizados, manteve-se na liderança mundial. Nos primeiros seis meses deste ano, foram vendidos mais de 10 milhões de automóveis no país, volume 18,4% maior em relação ao mesmo período de 2013.
Os Estados Unidos permaneceram em segundo lugar do ranking, com alta de 4,2% nas vendas de leves. O Japão demonstrou recuperação, conseguiu crescimento de 10,7% na comparação anual, e garantiu a terceira colocação. A Alemanha subiu para a quarta posição ao registrar aumento de 2,7%, ultrapassando o Brasil.
Na sexta colocação está a Grã Bretanha, com aumento nas vendas de 11,3% no acumulado até junho em relação ao ano passado. Na sétima e oitava posições aparecem Índia e Rússia, com retração de 4,8% e 7,9%, respectivamente. Nos dois últimos lugares entre os 10 maiores mercados ficaram a França e o Canadá, ambas com resultados positivos de 2,6% na soma dos seis primeiros meses em relação ao mesmo período do ano passado.
![Ranking](http://automotivebusiness.clientes.ananke.com.br/imagem/paises-jato.gif)
MARCAS
A Toyota foi a marca mais vendida no primeiro semestre deste ano. Com 3,2 milhões de unidades entregues, a empresa teve alta de 1,74% no primeiro semestre sobre igual intervalo do ano passado. Logo em seguida, na segunda posição, está a Volkswagen com crescimento de 2,51%, para 3 milhões de veículos vendidos.
A Ford ocupa o terceiro lugar com alta de 2,14% de veículos vendidos no semestre se comparado ao ano passado, totalizando 2,7 milhões de carros. A Nissan, à frente da Chevrolet, vendeu 2,1 milhões, em alta de 7% e garantiu a quarta colocação. A marca da GM ficou em quinto lugar, com 2,1 milhões de unidades comercializadas, volume 5,3% menor do que o do ano passado.
![Ranking](http://automotivebusiness.clientes.ananke.com.br/imagem/Marcas-1-semestre.gif)
A China, mesmo apenas com os números de carros contabilizados, manteve-se na liderança mundial. Nos primeiros seis meses deste ano, foram vendidos mais de 10 milhões de automóveis no país, volume 18,4% maior em relação ao mesmo período de 2013.
Os Estados Unidos permaneceram em segundo lugar do ranking, com alta de 4,2% nas vendas de leves. O Japão demonstrou recuperação, conseguiu crescimento de 10,7% na comparação anual, e garantiu a terceira colocação. A Alemanha subiu para a quarta posição ao registrar aumento de 2,7%, ultrapassando o Brasil.
Na sexta colocação está a Grã Bretanha, com aumento nas vendas de 11,3% no acumulado até junho em relação ao ano passado. Na sétima e oitava posições aparecem Índia e Rússia, com retração de 4,8% e 7,9%, respectivamente. Nos dois últimos lugares entre os 10 maiores mercados ficaram a França e o Canadá, ambas com resultados positivos de 2,6% na soma dos seis primeiros meses em relação ao mesmo período do ano passado.
![Ranking](http://automotivebusiness.clientes.ananke.com.br/imagem/paises-jato.gif)
MARCAS
A Toyota foi a marca mais vendida no primeiro semestre deste ano. Com 3,2 milhões de unidades entregues, a empresa teve alta de 1,74% no primeiro semestre sobre igual intervalo do ano passado. Logo em seguida, na segunda posição, está a Volkswagen com crescimento de 2,51%, para 3 milhões de veículos vendidos.
A Ford ocupa o terceiro lugar com alta de 2,14% de veículos vendidos no semestre se comparado ao ano passado, totalizando 2,7 milhões de carros. A Nissan, à frente da Chevrolet, vendeu 2,1 milhões, em alta de 7% e garantiu a quarta colocação. A marca da GM ficou em quinto lugar, com 2,1 milhões de unidades comercializadas, volume 5,3% menor do que o do ano passado.
![Ranking](http://automotivebusiness.clientes.ananke.com.br/imagem/Marcas-1-semestre.gif)