Brasil e África: logística é entrave para negócios

Publicado em
08 de Maio de 2012
compartilhe em:

O continente africano possui 850 milhões de habitantes e um enorme potencial de consumo para diversos produtos e serviços. Nos últimos anos, o Brasil vem descobrindo e explorando esse potencial, sobretudo no que diz respeito à infraestrutura e ao agronegócio. "O Brasil é um grande provedor de infraestrutura para os países africanos, com ferrovias, estradas, aeroportos, hidrelétricas etc. Através do BNDES, grandes empresas do Brasil têm realizado operações na África, com a transferência de tecnologia para os países africanos. Tudo isso se reflete em crescimento para o Brasil, pois os financiamentos são para empresas brasileiras, dando a elas possibilidades reais de fincarem bandeira em solo africano", afirma o internacionalista e professor da Universidade de Fortaleza (Unifor), João Bosco Monte.

Segundo ele, outro ponto que pode ser mais bem explorado pelo Brasil é o potencial agrícola dos países africanos, com destaque para produtos como a castanha de caju, a soja, o algodão, o cacau e o amendoim. "Isso já dá uma dimensão bastante grande de quantos produtos podem suprir as empresas brasileiras, servir de matéria-prima. As empresas brasileiras podem beneficiar essa matéria-prima, agregando valor aos produtos", exemplifica o professor, acrescentando que o setor de energia é outra boa oportunidade para a realização de negócios entre o Brasil e os países africanos.

Entraves

Apesar do amplo horizonte de oportunidades, as relações entre o Brasil e a África ainda precisam de um estímulo maior, pois as empresas ainda enfrentam grandes problemas para concretizarem os negócios. Segundo João Bosco Monte, a logística é um dos principais entraves enfrentados atualmente. "Só existem três ligações aéreas entre o Brasil e a África. Isso precisa ser resolvido. As linhas marítimas também são um problema. Estamos relativamente perto da África, mas ficamos longe, porque não temos uma frequência de linhas para o envio regular de cargas. Outro problema é a matriz energética da África", diz.

Fórum Brasil África

Para discutir esses e outros entraves, bem como debater as oportunidades de negócios entre o Brasil e a África, a Unifor realizará, entre os dias 9 e 11 de maio, o Fórum Brasil África. O evento ocorrerá no Campus da Unifor e no Hotel Gran Marquise, tendo como tema "Cooperação, Oportunidades e Desenvolvimento".

De acordo com João Bosco Monte, coordenador do Fórum, cerca de 20, dos 54 países africanos, estarão representados no evento, que reunirá diplomatas, empresários e pesquisadores.

"Durante o Fórum, iremos discutir, dentre outros assuntos, a implantação de um voo ligando o Ceará a Acra, capital de Gana", adianta o professor.

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.