Brasil deve duplicar a produção até 2020, diz presidente da Petrobras

Publicado em
24 de Janeiro de 2014
compartilhe em:

A descoberta de petróleo é "impressionante" no Brasil, afirmou a executiva no Fórum Econômico Mundial

A presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, disse ontem em Davos, na Suíça, que o Brasil vai se tornar o sexto maior produtor mundial de petróleo, devendo dobrar sua produção até 2020 e triplicar até 2035.

A descoberta de petróleo é "impressionante" no Brasil, afirmou a executiva no Fórum Econômico Mundial. A executiva disse ainda que a produtividade é boa no pré-sal e que o custo da exploração é "muito bom", de US$ 54 por barril.

Segundo Graça, a Petrobras investirá US$ 236 bilhões nos próximos cinco anos - sendo 95% destinados ao Brasil, em razão de inclusão social e aumento de renda. A produção viria da Petrobras e de 68 companhias que exploram petróleo no país. A expectativa é que, até 2020, o país possa dobrar a produção atual de 2 milhões de barris por dia, passando a 6 milhões de barris até 2035. Conforme Graça Foster, o Brasil só ficará atrás da Arábia Saudita, Estados Unidos, Rússia, Iraque e Canadá.

A executiva afirmou também que as regras para o setor de petróleo são muito claras no país, incluindo a exigência de 65% de conteúdo local. Ela destacou a importância do conteúdo local, lembrando que a Petrobras encomendou nove plataformas, algumas vindas da China com atraso considerável por causa de problemas com navios.

A executiva disse não acreditar que os preços vão baixar muito nos próximos dez anos. Além disso, afirmou que as produções de etanol, biodiesel e energia solar não são prioridades da estatal, ao destacar o tamanho das descobertas de petróleo no Brasil.

No mesmo evento, a China sinalizou interesse em produzir justamente mais energia renovável, diante dos estragos ambientais causados também pelo número crescente de automóveis na segunda maior economia do mundo.

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.