Brado Logística começou a realizar o transporte ferroviário de açúcar em contêineres,

Publicado em
23 de Agosto de 2012
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A carga será escoada para o Porto de Santos e pode chegar a 1.500 contêineres por mês

O Terminal Intermodal da Brado Logística, em Araraquara (SP), começou a realizar o transporte ferroviário de açúcar em contêineres, com destino ao Porto de Santos.

A Companhia construiu o Terminal na região Centro-Sul (maior polo açucareiro do Brasil, responsável por 90% da produção nacional de cana), estrategicamente para atender também este setor.

A operação é feita em carretas da usina até o Terminal da Brado, onde o contêiner é estufado e segue por ferrovia até Santos. Outra opção é o contêiner ser estufado na indústria e escoado pela Companhia até o complexo portuário.

A expectativa é que sejam movimentados cerca de 1.500 contêineres por mês neste período. “O açúcar tende a ser uma das cargas de maior volume da Companhia. Todas as características operacionais somadas ao saving proporcionado pela ferrovia oferecem soluções valiosas aos exportadores. Estamos contribuindo para a redução de gargalos logísticos e tornando as cargas brasileiras mais competitivas”, explica o gerente do Corredor Lar ga, Théo Camurça.

A Companhia oferece infraestrutura completa e disponibilidade de contêineres vazios no interior durante todo o processo. Também serão usados os vagões Spine Car 80’, com capacidade para até 130 toneladas, que terão saídas diárias à medida que o volume aumentar.

As composições foram desenvolvidas para carregar dois contêineres de 40’ e três ou quatro contêineres de 20’, dependendo da característica da carga. No caso do açúcar, o ideal é utilizar três contêineres de 20’. Os vagões possuem anteparos protetores nas portas, que oferecem mais segurança ao transporte.

Para garantir a viabilidade do negócio, foram feitas parcerias e acordos com os principais armadores do segmento de açúcar e a Brado constituiu um depot no próprio Terminal, com estrutura de reparos para contêineres.

A operação começou em junho e apresenta vantagens como redução de custo logístico, menor dependência de mão de obra no Porto de Santos, acesso direto à zona primária, sustentabilidade com a redução da emissão de CO2 e diminuição da quantidade de caminhões na rodovia.

A Brado conta com a área de Qualidade Assegurada para gerenciar todas as etapas deste processo e transmitir diariamente o status da operação, garantindo a excelência dos serviços prestados.

O Terminal de Araraquara tem 242 mil m² e capacidade para operar, inicialmente, 2 mil contêineres mensais, podendo concentrar mais de 50 mil contêineres anuais, no período de cinco anos.

As cidades de Araraquara, Américo Brasiliense, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Barretos e a região sul de Minas Gerais são atendidas pelo Terminal com operações de cargas de açúcar, carne, papel e cítricos, que serão escoadas para o Porto de Santos e destinadas, principalmente, para exportação.

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