Brado inicia o transporte de soja em contêineres no Rio Grande do Sul

Publicado em
17 de Junho de 2013
compartilhe em:

O Corredor Rio Grande do Sul, da Brado Logística, realizou em abril, a primeira operação de soja na Região Gaúcha. Pioneira no transporte de carga em contêineres por meio do modal ferroviário, a Companhia saiu na frente novamente com a implantação do “Projeto Soja em Contêineres”, que viabiliza a estufagem e o transporte de grãos. A estimativa é movimentar, a partir de julho, cerca de três mil toneladas.

A operação é realizada no Terminal Intermodal da Brado, em Cruz Alta (RS), que está estrategicamente localizado para atender a safra agrícola de um dos principais polos produtores do Estado Rio-Grandense. Com o auxílio de equipamentos especializados, é feita a estufagem dos contêineres e o escoamento da carga por ferrovia até o Porto de Rio Grande, em parceria com o Tecon, responsável pelo embarque da soja para exportação. O principal destino da mercadoria são os países asiáticos, grandes compradores de grãos.

A iniciativa oferece vantagens competitivas como redução de custos e a possibilidade de atender mercados interessados em cargas fracionadas. A logística reversa é outro diferencial, com o uso de contêineres de importação que vieram do mercado asiático e retornariam vazios.

O Projeto Soja em Contêineres chega no momento em que a produção de grãos no Rio Grande do Sul vive sua melhor fase, com o recorde histórico da safra 2012/2013 em mais de 12 milhões de toneladas, de acordo com os dados divulgados pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento). Até o final do ano a safra pode chegar a 27 milhões de toneladas.

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.