Conheça a realidade do transporte rodoviário de cargas em uma das vias mais importantes e mais precárias do país, o trecho entre Cuiabá (MT) e Santarém (PA) da rodovia BR-163. No trecho mais crítico, são cerca de 1000 quilômetros sem asfalto e sem condições para quem realiza o transporte
Leonardo Andrade, editor-chefe do Portal Transporta Brasil
As rodovias brasileiras são tema para muita discussão, muitas reportagens e debates sobre o perfil rodoviarista de nosso transporte de cargas e de passageiros e, ainda, este país continental depende delas para integrar, escoar a produção e permitir que distâncias sejam encurtadas.
Quem opera o transporte rodoviário de cargas no Norte do Brasil sabe que asfalto e boas condições viárias são um luxo em trechos de rodovias como aTransamazônica e a BR-163, uma das mais extensas do Brasil. A rodovia BR-163 nasce no município gaúcho de Tenente Portela e se estende sentido Norte, cortando o mapa do Brasil, em 3.467 quilômetros até Santarém, no Pará.
Esta importante artéria de integração entre o Sul, o Centro-Oeste e o Norte do Brasil é utilizada largamente para o transporte de grãos, de insumos do agronegócio, de máquinas e equipamentos e da produção das regiões que são cortadas pela rodovia.
O trecho de 1000 quilômetros entre o norte do Mato Grosso e os rincões do Pará é o nosso foco nesta matéria especial sobre a BR-163, que mostra um Brasil sem asfalto, sem condições para os motoristas de caminhões, sem qualquer estrutura para quem nela trafega.
Confira na galeria abaixo, gentilmente cedida ao Portal Transporta Brasil pelo repórter cinematográfico Gilson Campos, um retrato deste Brasil empoeirado que roda sobre leitos de chão batido e desafia as leis do bom senso, da segurança e das condições mínimas para operar o transporte de cargas:
BR-163: o Brasil sem asfalto – Fotos por Gilson Campos – especial para o Portal Transporta Brasil
- Para em Três Boeiros, PA
- Trecho em Itaituba, no Pará
- Uma das poucas paradas para caminhoneiros – Trairão – PA
- As queimadas e a devastação das florestas são comuns na região: trecho paraense
- Aventureiros 4×4 desafiam os trechos empoeirados da rodovia – Aruripa – PA
- Muito barro e lama para quem trafega em dias mais úmidos
- Trecho com grande movimentação de caminhões
- Veículo de transporte de madeira em operação na BR-163
- Pote em condições precárias na via
- Um dos poucos apoios para o caminhoneiro no trecho: borracharia na beira da BR-163
- O caminhoneiro precisa contar com a boa vontade dos companheiros em caso de problemas com o bruto
- Rodovia está entre as ligações mais importantes entre o Centro-Oeste e o Norte do Brasil
- Serra do Cachimbo, no Pará