Boletim semanal do mercado do frete de commodities

Publicado em
24 de Julho de 2015
compartilhe em:

 

Acompanhe aqui semanalmente um boletim sobre o mercado do frete agrícola preparado pela nossa parceira Rota do TransporteTransporte de Soja

Transporte de Soja

Sul – MT

Semana com muita pressão de embarques para a baixada santista. Fretes excepcionalmente altos, até mesmo fora da curva de limite projetada, dada a quantidade de praças e players mandando tanto soja quanto milho para a baixada santista; do MT (como um todo), GO e MG. Colheita de milho e algodão seguindo acelerado, forçando também os valores para frete mais curto.

Terminais rodoferroviários sem nenhum evento anormal.

Fábricas de fertilizante com boa demanda de embarque

Tendência dos fretes ao menos se manterem durante essa próxima semana. Sandro – Bom Jesus Transportes 23.07.2015

 

RO e Oeste – MT

 

Esta semana começamos com uma grande oferta de fretes para exportação, na região oeste.

A uma dificuldade de muito grande de veiculo nesta região está semana devido aos veículos terem carregados para outros estados com fretes, mas atrativos.

Com este novo cenário os fretes tiveram um leve aumento devido a falta de veículos.

A colheita da safra de milho na região está casa de 45% das áreas. A safra de algodão na região está na casa de 30% das áreas.

Em Rondônia está semana temos uma boa oferta de cargas para o terminal, neste novo contesto a uma demanda maior de veículos na região devida ao aumento de oferta de cargas. A safra de milho na região na casa de 55 % colhido. Hildegardes – Bom Jesus Transportes 23.07.2015

 

Vale do Araguaia e Xingu

 

Uma semana de poucas novidades, com 30% de área colhida na região e os embarques se mantem com valores estáveis e uma oferta razoável de caminhões.

Estão movimentando na região Dreyfus, Cargill, Caramuru, CHS, BTG, Agrex, Algar, Amaggi, CGG, Glencore, ADM e Bunge com embarques intercalados de soja e milho para Uberlândia, Araguari, São Simão, Paranagua, Colinas, São Luis, Barcarena, Guaruja e Santos. Cristiano – Bom Jesus Transportes 23.07.2015

 

Br 163 – MT

 

A semana iniciou com alta nos preços de fretes para o Porto de Santos, devido a problemas de cotas na Ferrovia e com os prazos apertados a solução foi ajustar os fretes acima do esperado para o período. Mesmo assim estamos tendo dificuldades no atendimento por falta de caminhões. A maior movimentação se espera para este final de Julho e durante o mês de Agosto, onde a grande maioria da Tradings tem Navios marcados para o período.

Temos uma tendência de alta nos preços de frete para os próximos dias, em virtude do aumento nos fluxos de embarques.

A colheita já ultrapassa os 60% das áreas plantadas. Celso/Everton/Itamar – Bom Jesus Transportes 23.07.2015

Paranaguá – PR

A semana continua boa de cargas, com várias liberações para o MT. Os preços de frete sem alterações esta semana. A tendência é de continuar com boas liberações de KCL, MAP e outros produtos a granel e Big Bag.

A oferta de caminhões continua boa, muitos vindos vazios de Santos e Guarujá para carregar aqui.

Alguns casos de estadias por falta de agendamento na APPA e outras em armazéns que estão recebendo feijão em sacas. Roberto – Bom Jesus Transportes 23.07.2015

Sudoeste – GO

Esta semana iniciou com pressão nos embarques, com muitos volumes ofertados, principalmente de milho, os volumes maiores são para o destino a Baixada Santista, mas cadê os caminhões para transportar e atender a demanda solicitada? Tivemos uma melhora nos valores dos fretes, com isto poderemos ter uma oferta maior de caminhões nos próximos dias.

O fertilizante teve um aumento nas ofertas esta semana, muita pressão de embarque por parte das industrias, mas como todos sabem, os mesmos caminhões que puxam a safrinha de milho também transportam o fertilizante, então está faltando caminhões para este transporte.

Na região central de Goiás, Anápolis-GO, Goiânia e Sobradinho, diminuíram as ofertas de produtos industrializados, poucos caminhões ofertados na região.

Na região sul de Goiás, Itumbiara e São Simão, continua com boa movimentação de farelo de soja e milho, com volumes maiores para a Baixada Santista, nesta região as ofertas de caminhões esta regular.

No leste de Goiás, os volumes de fertilizantes continuam baixos, iniciando nesta semana ofertas de milho da região de Cristalina e Chapada do Catalão para a baixada Santista e Araguari.

Araxá e Uberaba, melhorou os volumes de fertilizantes ofertados, iniciando os embarques diretos para as fazendas, com destino norte de Mato Grosso, com boa oferta de caminhões.

Em Uberlândia melhorou as ofertas de produtos acabados, com boa oferta de caminhões, a descarga nos terminais, tanto em Uberlândia como e Araguari, dentro da normalidade.

Os valores dos fretes reagiram esta semana, tanto para a Baixada Santista como para os terminais de Araguari e Uberlândia, a oferta de caminhões ainda está muito baixa, com a reagida dos valores dos fretes, poderemos nos próximos dias ter uma melhor oferta de caminhões na região.

A colheita de milho safrinha na região está andando normalmente, hoje temos em torno de 35% da safra colhida, com boa produtividade e qualidade do produto. Edemar – Bom Jesus Transportes 23.07.2015

Bahia

Em LEM, com a volta em alguns pontos de embarque, a dificuldade na contratação de caminhões, os preços de fretes voltam a reagir moderadamente. As poucas liberações que tem na região são controladas com cotas.

Há varias cotações de algodão e milho com destino ao nordeste. Também existem algumas cotações para o embarque de sementes.

Conforme informado na semana passada, referente aos postos da cidade de LEM, que suspenderam a troca de carta frete das transportadoras, onde a maioria delas estão sendo prejudicadas, ficando assim sem opção de abastecimento na região, melhorando assim para as transportadoras mais estruturadas, onde conseguem trabalhar com fluxo de caixa, uma vez que com a crise que estamos passando em nosso país, fica cada vez mais difícil ficar no mercado. Rosário-BA, com poucas ofertas de fretes liberados para o porto sendo feitas mais pela NIDERA e CARGILL. Porém, sem ofertas de caminhões.

Em Candeias-BA, movimentação de cargas melhorando a cada semana, devido as liberações de grandes cotações efetuadas nas semanas anteriores, esta liberação tem sido direcionada para oeste baiano, nas regiões de LEM, Roda Velha e Rosário.

O volume de fretes tem aumentado, mas a oferta de caminhões tem sido muito pequena devido à falta de agendamento no porto de aratu.

O volume embarcado, acontece mediante a cotações entre todos transportadores sediado no posto Laçador e Caroba, o qual é rateado para os devidos vencedores.

Posto laçador na BR-324 neste momento com um volume de caminhões muito pequeno, devido às questões de agendamento de descarga no Porto de Aratu, mas com perspectiva de melhoras devido ao aumento de embarques na região do LEM.

Em Laranjeiras- SE, esta semana tivemos uma movimentação maior para as regiões de LEM-BA , Gilbués-PI, Bom Jesus do PI, Cidelândia – MA, Dom Eliseu-PA.

Já as demais praças estão devagar, das quais ficamos sabendo apenas na programação diária, sendo assim não podemos agendar caminhões.

Diariamente sai cargas para SP, temos Paulínia e Ourinhos mas apenas duas cargas por dia pra transportadora que tiver o veículo primeiro.

No Geral além desses fretes, há um movimento do Coque para Brasília-DF. Já o Cimento está com pouca movimentação estes dias.

O movimento no porto está menor esta semana o que diminui o fluxo de veículos na região.

Quanto o tempo, faz bastante sol na região e sem previsão de chuva.

Em Colinas- TO, a semana inicia sem novidades em relação ao mercado de fretes, a região continua com a mesma sessão de fretes e com pouca oferta de veículos a procura do serviço.

De Silvanópolis Cariri, Tupirama, Serra do centro, Aparecida do Rio Negro e Batavo. Os clientes que atuam na região são, Cargill, ABC, Agrex e Amaggi.

Em Porto Nacional- TO as transportadoras que tem alguns fretes estão passando dificuldades de arrumar caminhão, porque a demanda de caminhão é bem pouca, os pátios de postos de combustíveis estão todos vazios, em relação a oferta de veículos.

Como informado na semana passada, várias transportadoras já encerraram as atividades no Tocantins, o maior motivo é a dificuldade na troca de fretes no trecho que São Luis- MA e também a oferta de veículos para a região. Djhonatan– Bom Jesus Transportes 23.07.2015

Transporte de Algodão

Região PI – Movimentação mais para o final do mês, já estão colhendo.

Região BA – A colheita de algodão já está em pleno vapor no oeste baiano, há uma grande movimentação de veículos com algodão para beneficiamento nas algodoeiras, porém o volume de transporte do algodão beneficiado ainda é muito baixo. Pequeno volume saindo para a região nordeste, cujo principais destinos são, João Pessoa, Campina Grande PB e Fortaleza CE.

O fluxo para exportação é mínimo e o principal destino é a baixada santista. A maior parte das cargas de algodão retiradas aqui de nossa região, ainda é da safra anterior.

Região MG- Iniciou a colheita, mais sem movimentação.

Região GO- A colheita do algodão só em Itumbiara e Cristalina, a movimentação do algodão só mercado interno, agora a movimentação do milho esta grande, os fretes estão muitos altos, de ontem para hoje já teve um reajuste de R$ 15,00 ton. A oferta de caminhão está fraca, com os aumentos nos fretes deve melhorar o fluxo de caminhões na região.

Região MS – Iniciou a colheita e o beneficiamento, sem movimentação até o momento, frete alto devido ao milho, sem oferta para região de Paranaguá-PR.

Região MT – A colheita iniciou em todo estado e beneficiamento, movimentação safra Nova apenas algumas trading e produtores. Os preços de fretes de milho já estão altos na BR 163, o que influencia diretamente os preços de frete de Algodão. O período de maior exportação do Algodão é Agosto. Com os preços de frete pressionados temos boa oferta de veículos até o momento. Leandro – Bom Jesus Transportes 23.07.2015

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.