BNDES financiará linha de transmissão de Belo Monte com juro máximo de 9% ao ano

Publicado em
30 de Janeiro de 2014
compartilhe em:

Maior licitação da área de energia elétrica prevista para 2014, o leilão para a concessão da linha de transmissão da usina de Belo Monte contará com condições especiais de financiamento por parte do BNDES. O projeto consumirá investimentos de R$ 5 bilhões.

O banco estatal vai financiará até 70% do investimento no sistema de transmissão da usina. O BNDES fará o empréstimo com taxa de juros de 5% ao ano, mais uma remuneração básica do empréstimo de 1%. A esses percentuais, serão somados mais uma taxa de, no máximo, 2,87%, dependendo do perfil de risco de crédito da empresa que vencer a oferta.

Desse modo, o custo total do financiamento será de até 9% ao ano, inferior à taxa básica de juros da economia, a Selic, hoje em 10,5% ao ano. O prazo de pagamento do empréstimo será de 14 anos.

LEILÃO

O leilão, a ser realizado no próximo dia 7, prevê a licitação de de duas subestações e uma linha de transmissão de 2 mil quilômetros de extensão, que percorrerá os Estados do Pará (onde está a Usina de Belo Monte), Tocantins, Goiás e Minas Gerais. Esses sistema tem capacidade de transmissão de cerca de 4.000 MW.

A linha de transmissão que transportará a energia gerada pela hidrelétrica de Belo Monte, no rio Xingu, no Pará, para os grandes centros consumidores no país será a primeira da América Latina com 800 kilovolts (kv). Atualmente, as linhas existentes no país são, em sua maioria, de 600 kv.

Quanto maior a voltagem da linha, menor é a perda de energia pelo caminho. Segundo especialistas, o novo modelo permitirá o transporte de cargas mais altas de energia e deverá reduzir o custo de operação em até 12% na comparação com a tecnologia anterior. 

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.