Balanças da MG-497, no Triângulo Mineiro, são alvo de reclamações

Publicado em
18 de Junho de 2012
compartilhe em:

As balanças distribuídas ao longo da MG-497, no Triângulo Mineiro, são alvo de reclamações dos caminhoneiros. Há cerca de dois meses, motoristas denunciaram que os equipamentos instalados na rodovia registram pesos diferentes, o que tem gerado multas em determinadas balanças. Eles alegaram que antes de sair da empresa com o material que vai ser transportado pesam a carga, mas durante as viagens os equipamentos registram o peso por eixo e acusam a diferença.

"Carregamos na empresa e a balança mostra o peso bruto. Antes de sair com a carga, não é possível pesar separadamente. Daí chegamos na rodovia e o peso é por eixo. É difícil trabalhar desse jeito. Já fui multado duas vezes", contou o caminhoneiro Luiz Fernando Ângelo.

Já para o motorista Tarcísio Febrigo, a necessidade das multas é compreensível, mas a pesagem não deveria ser dividida por eixo. Ele alegou que os equipamentos também devem ser padronizados. "Sou a favor das multas, mas não quando o excesso é irrisório ou quando é feita a pesagem por eixo, já que em muitas vezes não tem como direcionar uma carga para um eixo ou outro. Também deveriam padronizar as balanças para marcar o mesmo peso", reclamou Febrigo.

Por meio de nota, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) informou que a pesagem por eixo é determinada pelo Código de Trânsito Brasileiro e que está dentro de um programa para redução de acidentes realizado em todo o país. Segundo o DER, a sobrecarga é considerada um fator de insegurança e de desgaste do pavimento e que 74 balanças de domínio do DER/Minas Gerais são aferidas anualmente pelo Instituto de Pesos e Medidas (Ipem), órgão credenciado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Ministério Público

O problema envolvendo as balanças da MG-497 foi discutido em uma audiência pública no início do mês de abril, em Uberlândia. De acordo com o presidente do Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas do Triangulo Mineiro (Settrim), Ari de Souza, uma comissão representante da categoria acionou o DER. "Pedimos que fosse solicitada a aferição do Inmetro em todas as balanças da região, mas nada foi feito. Procuramos agora o Ministério Público para que o problema seja resolvido", disse.

O Ministério Público Estadual informou que vai encaminhar o pedido de informações sobre as balanças ao DER para depois realizar qualquer outra ação. Ainda de acordo com o DER, todas as balanças estão com suas aferições rigorosamente em dia.

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.