Autônomos ou frota própria: como escolher o melhor frete para sua empresa

Publicado em
07 de Julho de 2020
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Empresas do setor industrial e varejistas, por exemplo, precisam avaliar constantemente como devem transportar seus produtos

Segundo dados da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a frota brasileira de caminhões no fim de 2019 somava 1,9 milhão de unidades, sendo que cerca de 703 mil veículos são de autônomos. Os caminhoneiros são responsáveis pela movimentação de aproximadamente 65% de todos os produtos que circulam em território brasileiro e em tempos de pandemia de coronavírus o setor ganha um peso maior.

Empresas do setor industrial e varejistas, por exemplo, precisam avaliar constantemente como devem transportar seus produtos. Decisão que se tornou ainda mais importante com a expansão do comércio eletrônico, que cresce mesmo em momentos de crise econômica. Entender qual é a melhor forma de transportar o seu produto envolve questões como custos, agilidade e segurança.

Um ponto importante é avaliar se é mais vantajoso contratar um caminhoneiro autônomo para os serviços de frete ou operar com frota própria e recrutar motoristas dedicados para a empresa.

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Ao mesmo tempo em que manter uma frota própria gera uma vantagem de exclusividade e valor fixo independentemente da quantidade de fretes realizados, uma vez que o custo fixo é diluído, a contratação de caminhoneiros autônomos têm ganhado força pela flexibilidade ao se negociar cada frete em tempos de oscilação da demanda.

Ao trabalhar com caminhoneiros autônomos, o cliente pode crescer e reduzir a operação de forma rápida e fácil – característica essencial para a produção que não é constante durante todo o ano – e não tem de arcar com custos fixos, como manutenção e abastecimento.

Além disso, a agilidade de se encontrar um motorista perfeito para o tipo de frete desejado também conta como ponto positivo. Ao usar ferramentas como a oferecida pela empresa Fretebras, por exemplo, o cliente consegue mapear os caminhões mais próximos da carga de acordo com tipo de produto, capacidade do caminhão e tempo para entrega. Desta forma, há um encontro assertivo e o frete é realizado no menor tempo possível.

Com cerca de 400 mil fretes por mês, nas mais variadas origens, destinos e tipos de produto, além de oferecer ferramentas que segmentam a busca do frete ideal para os negócios, esse tipo de empresa consegue disponibilizar uma ferramenta de comparação de valores para o usuário.

O intuito é agilizar os processos logísticos e desta forma colaborar para uma eventual redução de custos, além de garantir rapidez e otimização de tempo para os clientes e oportunidade de trabalho para os caminhoneiros.

Em tempos desafiadores, a contratação de autônomos se destaca como um alento para colaborar com a manutenção e até mesmo o crescimento de negócios.

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