O final do ano de 2016 foi pródigo em reajustes periódicos de pedágios, muitos deles bem superiores à inflação anual (ver tabela), estimada em 6,4%.
CONCESSIONÁRIA |
RODOVIA |
AUMENTO (%) |
Autopista Régis Bittencourt |
Régis Bittencourt |
20,00 |
Ecovia |
BR-277 |
3,89 |
Rodonorte |
BR-277 |
3,95 |
Rodonorte |
BR-376 |
3,96/4,63 |
Rodonorte |
PR-151 |
2,90/4,44 |
Ecocataratas |
BR-277 |
4,63/5,17 |
Viapar |
BR-369 |
9,33/9,82 |
Viapar |
BR-376 |
9,33/9,82 |
Viapar |
PR-317 |
9,82 |
Caminhos do Paraná |
BR-277 |
10,91/11,46 |
Caminhos do Paraná |
BR-373 |
11,46 |
Caminhos do Paraná |
BR-476 |
10,91 |
Econorte |
PR-323 |
12,50 |
Econorte |
BR-369 |
12,87/12,90 |
Transbrasiliana |
BR-153 |
11,63 |
Viabahia |
BR-116 |
21,62 |
Viabahia |
BR-324 |
10,31 |
Ecosul |
BR-116 |
10,31 |
Ecosul |
BR-392 |
10,31 |
Planalto Sul |
BR-116 |
16,67 |
Agitrams |
BR-262 |
4,35 |
?Fontes: ABCR/NTC |
Estes valores, se não adequadamente repassados aos embarcadores afetam bastante os custos das transportadoras. Em alguns casos, como nos sistemasAnchieta/Imigrante e Anhanguera/Bandeirantes, os pedágios chegam a representar acréscimos de até 30% nos custos operacionais dos veículos de carga, principalmente daqueles com maior número de eixos.
Conforme determina a lei do vale-pedágio, no caso de transporte de carga lotação em veículos próprios, os valores do pedágio devem ser cobrados à parte e lançados no campo próprio do conhecimento do transporte.
Já no caso da carga fracionada, o pedágio deve ser convenientemente rateado entre todos os embarcadores de uma mesma viagem.
A tabela de referencial de cargas fracionadas da NTC&Logística de 2016 sugeria a cobrança de R$ 5,35 por 100 kg ou fração.
Se esta cobrança não for feita, o transportador corre o risco de pagar pelo pedágio um valor que nem sempre compensa a redução trazida pela melhoria no estado de conservação da rodovia pedagiada.
Conforme bibliografia levantada pelo DECOPE/NTC, o benefício, quando se passa de uma rodovia em estado regular (como a maioria das estradas brasileiras) para outra em estado ótimo é de cerca de 20% do custo operacional de um caminhão.
Assim, grosso modo, se o pedágio cobrado for inferior a 20% do custo (como ocorre em muitas rodovias), haverá benefício para o transportador. Caso contrário, o pedágio seria gravoso.