O aumento no frete dos Correios – de 8% – previsto para o próximo dia 06 de março, terá um impacto direto nas vendas do comércio eletrônico. De acordo com pesquisa realizada pela plataforma de e-commerce Loja Integrada (www.lojaintegrada.com.br), que entrevistou 200 lojistas virtuais, o aumento afetará o preço dos produtos e, consequentemente, as vendas. Além disso, cerca de 65% dos entrevistados não estavam sabendo do aumento.
Ainda segundo o levantamento, 55% dos e-commerces vão repassar o valor do aumento aos seus consumidores, impactando no preço dos produtos. Com isso, e ainda de acordo com a pesquisa, 83% dos empreendedores digitais acreditam que as vendas irão cair após o aumento do frete.
Meios de transporte alternativos podem ajudar
O estudo mostrou também que 42% dos lojistas devem buscar alternativas de envio para atender aos consumidores. “O desafio é achar um serviço que garanta, além do preço, a qualidade e a agilidade do serviço prestado pelos Correios. Entre as opções disponíveis estão transportadoras e empresas de logística e entregas”, afirma Alfredo Soares – diretor da Loja Integrada e fundador da XTech Commerce, ambas plataformas para criação de lojas virtuais. “Para entregas na mesma região, por exemplo, é possível apostar em fretes ecológicos, como entregas feitas com bicicletas”, finaliza.