As opções de um gestor, por Paulo Ricardo Mubarack

Publicado em
07 de Outubro de 2010
compartilhe em:

Ouço frequentemente queixas de gestores e de empresários sobre os erros de seus funcionários: falhas bobas, esquecimentos, falta de atitude, lentidão, relaxamento, preguiça, pouco conhecimento técnico etc. A maioria procede e os danos decorrentes não são pequenos: vendas e clientes perdidos, custos desnecessários, acidentes e outras porcarias. Diante desta situação, os gestores têm apenas duas opções:

1ª) Educar, treinar e REPETIR sem parar.

2ª) Demitir.

A única opção que o gestor não tem é ACHAR QUE SUA EQUIPE JÁ ESTÁ TREINADA SOMENTE PORQUE A TREINOU UMA VEZ E HÁ UM PADRÃO ESCRITO. Ninguém é pago para ser ingênuo ou impaciente. Um gestor precisa entender que o ESTADO NATURAL É O CAOS E MESMO A MELHOR E MAIS TREINADA DAS PESSOAS VAI ESQUECER OU NÃO DAR MAIS O DEVIDO VALOR SE NÃO FOR CONSTANTEMENTE RELEMBRADA DO PADRÃO.

Não somos um povo caracterizado pela disciplina, o que agrava ainda mais o problema e exige ainda mais obstinação do gestor em ENSINAR, ENSINAR e ENSINAR. Algo parecido com o que fazemos com nossos filhos ou será que eles aprenderam a tomar banho, escovar os dentes, estudar e arrumar o quarto na primeira vez que falamos?

Uma das piores atitudes de um gestor é o mau humor, o ranço e as queixas sistemáticas sobre como são desqualificadas as suas pessoas. As empresas precisam de dirigentes determinados e que conheçam muito bem as dificuldades que enfrentarão DURANTE TODA A VIDA. Portanto, pare de reclamar e continue a treinar, retreinar e repetir permanentemente. Ou demita, caso conclua que não há mais solução. Você somente não tem o direito de ser ingênuo ou impaciente, como já afirmei anteriormente. Também não se esqueça de preparar seus processos (o trabalho) para a equipe que você tem, com as limitações que você tão bem conhece. Se você confia pouco em seu time, aumente o nível de treinamento, supervisão, automação e inspeção. Audite e oriente constantemente. A Igreja Católica e muitas outras religiões têm sucesso porque repetem suas mensagens sem parar. Usam rituais - como os sacramentos, os cânticos e as festas religiosas - para renovar ensinamentos. Usam a Bíblia com padrão e a Missa (ou os cultos) como instrumentos permanentes de REPETIÇÃO DOS VALORES E DOS PADRÕES DE COMPORTAMENTO QUE EXIGEM.

Para ter pessoas melhores no futuro, não adianta buscar na rua. A empresa precisa definir um processo de desenvolvimento interno, onde a prata da casa seja selecionada, educada e treinada para ocupar os postos-chave no futuro.

Este trabalho é do presidente, proprietário ou seja lá qual for a denominação do cargo do número um da organização. É tarefa indelegável, mas o que existe de mais importante do que a qualidade das pessoas?

 

Paulo Ricardo Mubarack

051 81 82 71 12

[email protected]

www.mubarack.com.br

http://mubarackconsultoria.wordpress.com/

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.