Artigo escrito por Willian Ferreira*
Os últimos resultados da economia brasileira mostram que, a tendência é que em 2020 teremos um começo de retomada econômica e empresarial.
As perspectivas indicam que a movimentação industrial e comercial tende a melhorar comparativamente ao que temos visto nestes últimos anos. Se aumenta o consumo, o volume transportado também aumenta!
Portanto, você que vende transporte rodoviário de cargas, não deve aguardar mais nenhum segundo. O momento de planejar e organizar suas vendas é AGORA. Mesmo com todos os APPs de vendas de fretes, a grande maioria das empresas embarcadoras quer ter a segurança de um serviço no qual exista um profissional responsável, técnico e conhecedor das atividades de transportes, que possa dar garantias e toda assessoria para que seja possível transportar com qualidade e segurança.
Quando eu contratava fretes rodoviários, cometi um equivoco que foi acreditar que apenas o nome da empresa transportadora já bastava para fazer uma boa contratação. Com o passar dos anos, aprendi que se não existir um bom vendedor para dar garantias técnicas da operação, mostrando claramente o que sua empresa pode ofertar de solução e como aplicar isto na prática, existe grande risco de todas as tratativas operacionais não atenderem às necessidades de um embarcador.
Concluo que, mesmo com toda tecnologia existente hoje para vender/comprar fretes, ainda é IMPRESCINDÍVEL a atuação do vendedor como um facilitador e grande consultor técnico para CONCILIAR necessidades e qualidades e VALIDAR todo aspecto técnico de uma operação.
Para tanto, o vendedor deve se atualizar em técnicas de vendas, conhecimento logístico e estar focado em como solucionar problemas e atender às necessidades de seus "prospects" e clientes.
Agora é o momento então de começar a montar toda estratégia de vendas para que 2020 seja um ano de muito sucesso !!
* William Ferreira tem Nível Superior em Logística (UNIA-SP), Pós Graduado e MBA em Logística Empresarial (FGV-SP). Consultor nas Áreas de Transportes e Logística com mais de 20 anos de experiência no setor, atuou como responsável por operações de transportes e compras de fretes em empresas como Binotto, Santos Brasil, Danone e DHL.