Artigo: Vamos conversar sobre Logística Internacional?*

Publicado em
11 de Dezembro de 2014
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Com a formação dos blocos econômicos e o surgimento de novas oportunidades oferecidas aos países em desenvolvimento como o Brasil, torna-se cada vez mais necessária a participação de “serviços operacionais especializados”, com o objetivo de se ter o melhor gerenciamento dos processos nos negócios internacionais, seja na exportação ou na importação.

Com a logística, não importa onde o produto que foi adquirido se encontra, pois com os modernos sistemas de transportes que facilitam as atividades das empresas prestadoras de serviços, se pode obter resultados não somente com a redução de custos, mas também de tempo nas operações.

A partir da globalização de produtos e mercados, a logística internacional tem cada vez mais participação pois sempre apresenta novos caminhos e direções, fazendo com que as negociações entre empresas se tornem cada vez mais sólidas.

Uma definição clássica é de que a logística é “o ramo da ciência militar que lida com a obtenção, a manutenção e o transporte de materiais, pessoal e instalações”, ou seja, um contexto puramente militar. Mas, o Conselho de Administração Logística (CLM, sigla do inglês Council of Logistics Management) define a logística como um processo de planejamento, implementação e controle do fluxo eficiente e economicamente eficaz de matérias-primas, estoque em processo, produtos acabados e informações relativas desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o propósito de atender às exigências dos clientes.

A missão do sistema logístico é definida em termos de produtos/mercados e critérios de desempenho a serem atendidos e estabelecidos. Portanto, “a missão da logística é dispor a mercadoria ou o serviço certo, no lugar certo, no tempo certo e nas condições desejadas, ao mesmo tempo em que fornece a maior contribuição à empresa”

A efetividade das atividades da logística pode ser avaliada pelo reconhecimento do cliente, ou seja, sua disposição em pagar por um produto ou serviço valor superior ao custo de sua obtenção, ou seja, a logística adiciona “valor” ao cliente.

Normalmente, um negócio gera 4 tipos de “valor” em produtos ou serviços:

1. Forma: valor criado pela manufatura à medida que as entradas são transformadas em saídas de maior valor.

2. Tempo: é de responsabilidade da logística o atendimento no prazo determinado, nem antes nem depois.

3. Lugar: a garantia das entregas nos pontos determinados pelo cliente.

4. Posse: de responsabilidade do marketing, engenharia e finanças, os quais criam valores que estimulam o consumidor a adquirir o produto.

A logística é responsável pela criação de dois deles: tempo e lugar.

* Nelson Ludovico é Pós-doutor em International Relations, Doutor e Mestre em Comércio Exterior e Negócios Internacionais, professor universitário desde 1980 atuando pela FGV/SP desde 1984 e na FGV-Management. Consultor internacional desde 1985, é autor de 12 livros técnicos na área internacional.

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