Artigo publicado por Willian Pereira, Comercial na Transportes Carvalho
RESUMO
Este artigo teve como objetivo demonstrar as particularidades das cargas de projetos e esclarecer como contratar esta logística, enfatizando pontos relevantes a serem considerados, assim como a importância do parceiro contratado.
INTRODUÇÃO
O dinamismo e avanço da economia mundial pós-crise levam hoje ao desenvolvimento de grandes projetos industriais, como os de infraestrutura, energia, indústria naval e mineração. Cada um destes projetos gera a necessidade de apoio logístico para transporte de cargas, permitindo concretizar o plano de investimento de forma efetiva e segura.
As cargas de projeto possuem particularidades que não permitem embarque em contêineres e também ultrapassam as normas para transporte rodoviário, no Brasil regulamentado pelo DNIT, DER`s e Prefeituras. Além das Concessionárias rodoviárias.
Além das dificuldades no transporte, são muitos os complexos portuários no mundo que não estão preparados para receber esse tipo de carga, e os portos brasileiros não fogem à regra, apresentando falta de calado, equipamentos inadequados, faixa portuária estreita e pouco espaço para atracação dos navios especializados nesse segmento, do tipo heavy-lift, que possuem guindastes capazes de içar cargas superpesadas e dimensionadas.
Analisando os fatores externos e com o objetivo de melhoria na logística para o cumprimento dos prazos dos contratos, a maioria das empresas busca profissionais qualificados e experientes em logística de cargas de projeto para serem responsáveis pela operação porta a porta, possibilitando a eficácia operacional e redução de custos, minimizando, também, os riscos.
1. PARTICULARIDADES DA LOGÍSTICA DE CARGAS DE PROJETOS
A carga de projeto, over-sized ou heavy-lift, é qualquer tipo de carga que possui dimensão ou peso acima do permitido para embarque em contêineres, exigindo equipamentos especiais para todas as etapas da logística. Pode-se apontar como exemplo de cargas de projeto partes e peças de equipamentos industriais, transformadores, reatores, turbinas, torres, guindastes, geradores, pás eólicas e outros equipamentos de grande porte.
Normalmente, a logística de cargas de projeto inicia-se durante a fase de análise de viabilidade do projeto, muito antes do contrato de venda ser firmado. Geralmente as empresas que lidam com este tipo de carga têm a prática de estudar com antecedência custos indicativos para seus projetos.
Nesta etapa, observam-se as origens e destinos envolvidos e quais dimensões e pesos máximos são permitidos na sua rota, incluindo tipos de navio e calado, limitações de infraestrutura portuária e aeroportuária, regimes aduaneiros, oferta de prestadores, regulamentação das estradas, obras de adequação e desvios de rota disponíveis. O transporte internacional concentra-se, em sua maioria, em modal marítimo comparado ao modal aéreo em virtude das limitações físicas e custos. A contratação de frete marítimo internacional geralmente é feita em modelo de afretamento ou “chartering”, observando-se as necessidades de cada tipo de carga para com a estiva do navio (porão ou convés) e responsabilidade de carregamento e descarregamento da carga do navio, podendo variar entre Free In Liner Out (FILO), Liner In Free Out (LIFO), Free In and Out Stowed(FIOS) ou Liner Terms (LT).
Outro ponto importante é a diária do navio, conhecida como detention, que se aplica no caso de não cumprimento de datas estabelecidas e prazos de recebimento e entrega das mercadorias no costado. A capacidade de carregamento de guindastes a bordo é um ponto crucial, dependendo dos locais de operação, e impacta diretamente no valor do frete. Quanto maior a capacidade de içamento dos guindastes, maior o custo e menor a disponibilidade.
A mesma preocupação deve ser tomada no momento da contratação do transporte rodoviário, para o qual, devido às dimensões, ou peso excedente, e à quantidade de carga a ser transportada, é recomendável a realização de estudo de viabilidade terrestre, seis meses antes da data do transporte. Este estudo aponta os principais obstáculos, viadutos, curvas, declives e aclives, capacidade das pontes, assim como a melhor rota, além da solicitação das licenças ao DNIT e órgãos estaduais de trânsito, como também permissões junto a companhias de energia elétrica, telefonia e TV a cabo, se houver necessidade de retirada de fiação aérea ou sinalização de vias de tráfego.
2. FATORES PARA O GERENCIAMENTO DA CONTRATAÇÃO
Para a contratação da logística de projeto deve-se considerar não somente os custos envolvidos, mas a qualificação do parceiro contratado visando, primariamente, a segurança das vidas e a proteção ao meio ambiente, aos ativos envolvidos e o cumprimento dos prazos estabelecidos.
O operador logístico de cargas de projeto precisa ser capacitado a atuar em projetos em locais remotos, ter flexibilidade para adequar sua estrutura durante as diferentes etapas do projeto e contar com profissionais e parceiros experientes e certificados dentro dos padrões de qualidade necessários a cada atividade. Além disso, deve contar com rede de escritórios próprios disponíveis nas pontas do processo, para acompanhamento, in loco, da operação, aumentando a eficiência na comunicação, além de utilizar ferramentas de tecnologia de informação compatíveis e alinhadas com os valores e objetivos do projeto.
Um dos pontos importantes no mundo empresarial de hoje é certificar-se de que seu contratado tenha ética profissional e transparência na relação com órgãos regulatórios, concorrentes e clientes.
É importante, ainda, ressaltar que o contratado será responsável por desenvolver os estudos detalhados de todas as etapas do processo na origem e destino, observando as particularidades de cada carga desde o momento da embalagem, analisando se as mesmas são adequadas para o transporte, acompanhando o carregamento na origem e descarga no destino.
Preferencialmente, deve ser disponibilizado um Surveyor Report (relatório com fotos do embarque), atenção à estiva e peação no navio, ou seja, a fixação da carga no porão ou convés, capacidade técnica dos portos, análise do sistema de manuseio, içamento com base nos desenhos técnicos de cada peça e centro de gravidade, análise prévia do transporte terrestre e acompanhamento até o destino final, além de toda conferência documental entre parceiros e cliente final.
Em projetos industriais se utiliza muito a busca por benefícios fiscais para a importação de determinados bens (como ex-tarifários) e para a seleção do local de instalação, abrindo uma disputa política entre Estados por empreendimentos que gerem emprego e renda, em contrapartida à obtenção destes benefícios fiscais.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
O transporte de cargas de projeto obteve um acentuado crescimento nestes últimos anos devido às grandes obras e investimentos, sendo fundamental para o desenvolvimento econômico e industrial do País. Desta forma, é de extrema relevância a importância a ser dada na contratação dos parceiros responsáveis pela logística de cargas de projeto.
O conhecimento destes profissionais, agregado a um planejamento antecipado para a concretização do projeto, somente trará benefícios no cumprimento dos prazos e excelência na operação, minimizando riscos, impactos negativos e maximizando os resultados aos stakeholders.
Sds.,
William Pereira
Comercial
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