Artigo: Há luz no fim do túnel*

Publicado em
11 de Janeiro de 2016
compartilhe em:

O ano de 2015 foi muito complicado e, para o nosso setor, com reflexos bastante impactantes. Ao longo do ano tivemos diversos aumentos de custos operacionais (principalmente dos insumos) que, devido à baixa atividade e ociosidade em nosso setor, não conseguimos repassar totalmente ou em alguns casos, nem em parte, para nossos preços.

A atual crise política no Brasil, na minha opinião, retrata o que temos de mais dramático em nosso país: corrupção desenfreada, má gestão da coisa pública, incompetência administrativa, falta de investimentos em infraestrutura, entre outros.

Mas um alento nos é proporcionado quando falamos do nosso Judiciário, da Polícia Federal e dos Procuradores da Justiça, pois existe uma força tarefa para mostrar que os poderosos - sejam eles políticos, empresários, etc... - também são obrigados a respeitar as leis.

Vivemos hoje um momento único em nosso País, com muitos questionamentos por parte da sociedade em relação às mazelas que nós brasileiros temos enfrentado, exigindo que nossos governantes cumpram com aquilo que prometeram nas eleições.

Para o ano de 2016, com o processo de impeachment em andamento, haverá muita turbulência até que algo seja decidido. Mas vejo com bons olhos o momento pelo qual passamos, seja qual for o desfecho. Teremos, em caso de permanência do atual governo, um motivo para alinhar as estratégias e começar a criar fatos para avançarmos economicamente. Em caso de mudança, teremos uma reestruturação nos postos chave do governo, o que trará um novo ânimo para toda a sociedade, com esperança renovada.

*Gilberto Cantú, presidente do Setcepar — Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas no Estado do Paraná

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.