Artigo - Armazenagem: um mal necessário ou erro típico de quem está ligado a métodos de gestão ultrapassados?*

Publicado em
04 de Novembro de 2015
compartilhe em:

No artigo de hoje vou tentar mostrar a você, leitor, a armazenagem de uma forma descomplicada. Tomemos o exemplo:

O “Sr. Intuitivo” com o argumento de aproveitar as promoções, descontos de qualidade, diminuição dos custos de transporte, excedentes de produção e compra de produtos alimentares mais baratos optou por comprar um Freezer de 400 litros por R$600. Passado um ano faz o balanço do investimento:

50% do freezer foi utilizado com tomates, feijão e outros legumes que vão sendo consumidos, mas ainda existem mais de 30% do freezer utilizado com a produção do ano anterior, já contendo novos e sem espaço para congelar.

40% foi usada para colocar carne e peixe adquirido numa promoção de 25% de desconto permitindo uma economia de R$30. Ao longo do ano a família percebeu que sempre há produtos como carne e peixe em promoção. Eles foram investindo mantendo sempre grandes estoques e preocupando-se em ir comendo os alimentos mais antigos.
10% do freezer é utilizado para a colocação de compras ultracongeladas para a semana.

Uma vez que o Sr. Intuitivo não tem espaço para nada porque o freezer está sempre cheio, ele considera a possibilidade de comprar outro freezer. Pensamento comum entre muitos empresários para aumentar o armazém.

Refletindo sobre a compra do freezer:

IImagem ilustrativa de um freezer para ilustrar o artigo sobre armazenagem

Imagem ilustrativa de um freezer para ilustrar o artigo sobre armazenagem

  • Aumentou R$7 no consumo de energia eléctrica por mês;
  • Ficou com menos espaço na casa;
  • O freezer tem uma vida útil estimada de 10 anos e a amortização será de R$60/ano.
  • Diminuiu a variedade de produtos consumidos na casa do Sr. Intuitivo;
  • Diminuiu a qualidade dos produtos consumidos e a liberdade para consumir o que mais lhe agradaria no momento.

Regra geral:

Os produtos perdem valor com o tempo, ficando obsoletos ou atingindo o prazo de validade. Aumenta-se a quantidade de produtos que acabam por ser rejeitados.

Aumenta-se o tempo perdido na busca por produtos em um freezer cheio, que obriga a retirar outros produtos para ter acesso aos que pretendemos; o mesmo acontece a um armazém superlotado.

Aumenta-se o dinheiro necessário para a gestão das existências em estoque.

Mantiveram-se as deslocações uma vez que falta sempre alguma coisa: pão, arroz etc. Nas empresas os produtos que mais vendem continuam a entrar com regularidade e os que menos vendem ou param de vender tendem a acumular.

Armazenagem: Conclusões relativas às empresas

Pensar numa empresa sem armazenagem é o mesmo que uma casa sem frigorífico e despensa. Cada vez que precisar de uma fruta, um copo de leite ou uma bolacha, pega no carro e vai buscar. Os custos operacionais disparam e as empresas de transporte agradecem o fato de fazermos uso desta dinâmica para suprir uma demanda urgente.

Atividades de armazenagem, não acrescenta Valor (não consigo vender mais caro um produto argumentando estes fatores). Estoques, Movimentações, Transportes, Erros, Esperas, Produção excessiva e sobre processamento, são fatores onde podemos conseguir economias significativas quando gerimos bem a armazenagem. Não estamos sensibilizados nem habituados a prestar atenção a estes detalhes.

As empresas, hoje, ao trabalharem com estoques mínimos, prazos de entrega apertados, fornecedores exclusivos, fornecedores a milhares de Km e clientes exigentes colocam-se em posições como a da imagem: Quando um parceiro falha a empresa falha; apuram-se as responsabilidades e pagam-se vultosas indenizações. No entanto, é possível trabalhar assim, mas com profissionais que sabem o que fazem, sabem planear negociar, conhecem os métodos de trabalho mais adequados e percebem as fragilidades que os rodeiam.

Nas empresas, o fato de existirem grandes estoques limita a possibilidade de apresentar produtos novos com a rapidez que o mercado precisa. Se por um lado, as empresas seguem a tendência de reduzir ao máximo seus estoques, nos, consumidores, teremos que aumentar os nossos, uma vez que os fornecedores falham cada vez mais no abastecimento. Neste sentido, a solução passa pela quantificação das operações e análise das soluções alternativas para cada empresa individualmente. Só se consegue fazer corretamente esta análise com profissionais de Logística Qualificados.

* Manuel Oliveira é Colunista site Painel Logístico

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.