Arcelor Mittal vai comprar trens para pagar menos à MRS por transporte de minérios

Publicado em
11 de Agosto de 2010
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A gigante da siderurgia mundial Arcelor Mittal lidera um plano B para o escoamento da produção de minério de ferro das mineradoras de Serra Azul (MG) e que, com o novo marco regulatório do setor ferroviário, a ser assinado nos próximos dias, poderá ser posto em prática.

A empresa, que desde 2008 atua na região, pretende investir - ao lado de pequenas como Minerita e JMN - cerca de US$ 50 milhões na compra de trens e na instalação de terminais em Minas Gerais.

Assim, elas poderão operar suas próprias composições e pagar à MRS, que detém a concessão da ferrovia que liga Minas ao Porto de Itaguaí, no Rio, apenas o valor referente ao direito de passagem nos trilhos, uma espécie de pedágio.

Hoje, as empresas têm de pagar o frete integral e se queixam que o valor pago à MRS é o dobro do que a concessionária cobra de seus sócios, entre eles Usiminas, Vale e CSN.

Elaborado em 2008 pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o decreto que altera as regras de exploração das ferrovias tem dois objetivos: tornar o setor mais competitivo e estimular investimentos na malha.

As normas atuais estão em vigor desde 1996. Dentro do governo, havia a expectativa de que o texto pudesse ser assinado hoje, no seminário "Brasil nos Trilhos". Mas a tendência é que o ato seja adiado, para não constranger o presidente diante dos empresários, que reivindicam mais discussões sobre o tema e patrocinam o evento.

Está prevista a presença de quatro ministros, além da candidata do PT à presidência, Dilma Rousseff.

Uma vez assinado o decreto, as mineradoras de Serra Azul pretendem destinar US$ 50 milhões para a aquisição de quatro trens com 132 vagões, além de investir na construção de dois terminais ferroviários, em Brumadinho e Sarzedo, ambos em Minas Gerais.

Segundo José Francisco Viveiros, ex-presidente da Arcelor Mittal Serra Azul e consultor para assuntos logísticos da empresa, as composições poderão ser encomendadas tanto no Brasil como no exterior, já em 2011.

- É uma opção ao frete elevado que temos que pagar - diz ele, que também preside a Associação das Mineradoras de Serra Azul (Amisa), formada por cinco mineradoras.

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