Serviço já funciona integralmente em mais de cinco cidades brasileiras
Se o preço cobrado pelos Correios já é um possível impeditivo para quem costuma fazer compras online, com a privatização da estatal dobrando a esquina, todo e-commerce vinculado a esse tipo de frete pode passar a ser ainda menos atrativo.
É nesse cenário que surgem as startups que oferecem serviços de logística a preços econômicos. Uma delas é a ASAP Log, empresa curitibana com foco em entregas para e-commerce, que se apresenta como uma concorrente dos Correios nesse nicho.
A forma como o serviço funciona não é novidade para ninguém: basta ter um smartphone e um veículo para começar. A partir daí, o usuário só precisa baixar o aplicativo da startup e se cadastrar para ser um candidato às solicitações de frete.
O custo reduzido se dá pelo fato de a empresa não possuir infraestrutura própria, já que ela funciona como um intermédio entre os entregadores e as lojas virtuais – nesse caso, de pequeno ou médio porte. É essa fragmentação de funções que diminui o valor do transporte em relação às taxas cobradas pelos Correios, que têm um sistema logístico pré-determinado.
O sistema alternativo já conta com 10 mil entregadores cadastrados e funciona em cidades como São Paulo, Florianópolis, Curitiba, Campinas, Goiânia, Porto Alegre e Brasília. A previsão é que, até o fim do ano, o serviço seja expandido para Belo Horizonte, Ribeirão Preto, Franca e São José do Rio Preto.
No site da empresa é possível fazer simulações de frete e comparar os custos. Por exemplo, se um pacote de 2kg for enviado de São Paulo a Florianópolis via Correios, o cliente pagará, aproximadamente, R$31,93, enquanto o mesmo transporte, feito pela ASAP Log, custará R$17,79, uma economia de 44,6%.