Após assinatura de concessões, empresas preparam os trabalhos em estradas do Brasil

Publicado em
28 de Março de 2014
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Written by Fausto Oliveira - 21 Mar 2014

Após a assinatura dos contratos das primeiras grandes concessões rodoviárias no Brasil em muitos anos, as empresas vencedoras das licitações começam os preparativos para as obras de grande porte que terão que realizar para que lhes seja permitido cobrar pedágio pelo uso das estradas.

De acordo com o programa de concessões, só com 10% do projeto entregues é que a concessionária pode começar a cobrança. Mas para facilitar o alcance dessa meta, uma portaria interministerial garantiu às empresas uma licença ambiental prévia para esses 10%. Os 90% restantes em cada projeto deverão obter licenças ambientais da forma convencional junto ao Ibama.

Estando assim o cenário, a Invepar anunciou a criação de uma subsidiária para executar as obras e operar a concessão por 30 anos da BR-040, no trecho de 936 quilômetros que conecta os estados de Goiás e Minas Gerais passando por Brasília.

Controlada pela construtora OAS, a Invepar deixará a cargo da mesma a duplicação de 557 quilômetros. A empresa quer terminar seus 10% iniciais entre 12 e 18 meses após começar os trabalhos. Em outros 200 quilômetros da rodovia, a OAS deverá criar acostamentos e colocar outros itens, tais como uma separação central e sinalização. A companhia vem aprontando os projetos executivos de engenharia para começar as obras o quanto antes.

Outra operadora que recebeu uma rodovia em concessão é a CCR, propriedade dos grupos Camargo Correa e Andrade Gutierrez. As empresas serão responsáveis pela BR-163 no trecho que corta o estado do Mato Grosso do Sul. Sua responsabilidade é duplicar e recuperar 840 quilômetros em cinco anos, e por isso também já está avançando com os trabalhos prévios para conseguir chegar a 10% de avanço em maio de 2015.  

O contrato da CCR com o governo tem data de início em 11 de abril. Por enquanto, ela está subcontratando empresas que ficarão responsáveis por pequenos reparos como tapa-buraco, sinalização e outras imperfeições.

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