Aplicativo facilita localização de motoristas e fretes para transporte

Publicado em
31 de Maio de 2014
compartilhe em:

Sontra Cargo, desenvolvido por empresa brasileira, é gratuito e já é utilizado por 10 mil profissionais.


Aplicativo facilita localização de motoristas e fretes para transporte

Para facilitar o relacionamento entre caminhoneiros autônomos e clientes, a empresa brasileira Sontra, que atua no transporte de cargas, desenvolveu uma tecnologia que simplifica a localização de motoristas, aptos e interessados em realizar um frete, e empresas que necessitam do serviço. O Sontra Cargo pode ser acessado por meio de um site ou de um aplicativo que pode ser baixado no telefone celular. 

Um dos idealizadores do produto e diretor de vendas e marketing da empresa, Bruno Torres de Azevedo Moreira conta que conhece de perto a dificuldade que muitos autônomos enfrentam em conseguir fretes que remunerem adequadamente e que compensem a viagem. Filho de caminhoneiro, Moreira destaca que, muitas vezes, o profissional autônomo enfrenta dificuldades em fazer a viagem valer a pena e render alguma remuneração. "Muitas vezes ele consegue um frete para ir, mas não tem certeza sobre a volta", conta. 

O sistema desenvolvido visa ampliar a rede de contatos no meio e, com isso, as possibilidades de trabalho. “O motorista escolhe de acordo com a região para onde deseja ir, compara valores que estão sendo pagos pelas empresas e escolhe o que acha melhor”.

O processo ocorre da seguinte forma: as empresas informam, no site, o produto que deve ser transportado, o destino e o valor que estão dispostas a pagar pelo serviço. Assim, o caminhoneiro escolhe o frete que lhe interessar realizar. 

Além disso, o cruzamento dos dados informados pelas transportadoras e o perfil dos caminhoneiros permite que os motoristas sejam notificados quando é anunciada uma carga adequada aos seus interesses. 

O aplicativo está passando por uma atualização, para que os serviços, contratantes e contratados possam ser avaliados e, assim ter referências públicas, por exemplo, sobre a qualidade do serviço e o correto pagamento. 

Dos mais de dois milhões de caminhoneiros que existem no Brasil, a ANTT estima que 915 mil sejam autônomos. 

 

Natália Pianegonda

Agência CNT de Notícias

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.