Aparelho de localização leva polícia a ladrões de caminhão em SP

Publicado em
27 de Março de 2012
compartilhe em:

Um caminhoneiro foi feito refém depois que três homens armados roubaram o caminhão dele na Rodovia Dom Pedro, em Jacareí, no interior de São Paulo, nesta segunda-feira (26). Os assaltantes chegaram a desligar o localizador do veículo – entretanto, o caminhão tinha um segundo aparelho, que permitiu que ele fosse encontrado e um dos suspeitos presos.

O motorista seguia com uma cegonheira vazia quando motoristas o alertaram sobre um suposto problema no veículo.”Disseram que uma peça estava caindo, não acreditei muito. Em seguida passou outro carro dizendo a mesma coisa. Como eles não pararam, eu parei. Fui verificar que não era nada. Então veio um terceiro carro e me abordou”, contou Givanildo Fonseca.

O homem foi levado para um cativeiro. Os criminosos desativaram o rastreador do caminhão e abandonaram o veículo na Zona Norte da capital paulista. Uma hora depois, quando eles voltaram, encontraram a polícia – a carreta tinha um segundo aparelho de localização.

Dois suspeitos conseguiram fugir. Um deles foi baleado, levado a um hospital e recebeu alta. Ele foi preso e prestou depoimento. O motorista foi libertado em Guarulhos, na Grande São Paulo, cerca de meia hora depois que a policia encontrou o caminhão.

Roubo de veículos cresce 17,5% na cidade de São Paulo (Folha.com)
 
Os casos de roubos de veículo na cidade de São Paulo subiram 17,5% em em fevereiro, em comparação ao mesmo mês do ano passado. O roubo é registrado quando há ameaça à vítima.
Os dados foram divulgados nesta segunda-feira pela SSP (Secretaria da Segurança Pública). Foram 3.541 veículos roubados em fevereiro deste ano contra 3.013 em 2011 --528 casos a mais.

Reportagem da Folha antecipou os dados na semana passada e apontou em quais ruas ocorreram mais roubos nos dois primeiros meses do ano --informações não divulgadas pela secretaria. Segundo o levantamento, a avenida Sapopemba, na zona leste da cidade, lidera os casos.

Os casos de furto de veículo --quando não há ameaça ou a vítima não está presente-- ficaram estáveis, com ligeira queda. Foram 3.470 casos em fevereiro deste ano contra 3.560 no ano passado, um decréscimo de de 2,5%.

ESTADO

Em todo o Estado, o aumento nos roubos foi de 17,7%, com 7.054 casos neste ano ante 5.992 no ano passado --foram 1.062 casos a mais. Entre os furtos, a variação foi irrisória: passou de 8.620 para 8.587 casos. Os 33 carros a menos representam queda de 0,4%.

A SSP afirma que o combate à receptação de veículos roubados e aos desmanches clandestinos são uma das ações estratégicas da polícia para coibir este tipo de crime.

A pasta diz ainda que as polícias Civil e Militar localizam e devolvem aos proprietários metade dos veículos roubados ou furtados no Estado.

"Nos últimos dez anos, a frota estadual cresceu 83%, de 12 milhões para 22 milhões de veículos. No período, o número de veículos roubados ou furtados no Estado caiu 20%, de 16.738 casos, em janeiro e fevereiro de 2001, para 13.469, este ano", afirmou a SSP, em nota.

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.