ANTT confirma construção de nova Marginal na Via Dutra, em Guarulhos

Publicado em
13 de Agosto de 2010
compartilhe em:

Em audiência pública realizada nesta segunda-feira, 09, a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) confirmou a construção de agulhas de saída para Guarulhos e de uma nova marginal na Rodovia Presidente Dutra, na cidade. A audiência foi realizada na sede da Associação dos Empresários de Cumbica (Asec), e reuniu membros da entidade, representantes da Polícia Rodoviária Federal, da Prefeitura de Guarulhos e de diretores da ANTT.

A obra atende à reivindicação dos empresários e será feita em um trecho de 5,6 km, desde Cumbica até a região central da cidade, onde já existem as marginais.

O diretor da ANTT, Mario Rodrigues Júnior, disse que o projeto da construção das marginais já foi aprovado e repassado à concessionária NovaDutra - responsável pela administração da via.

Ainda não foi definida a data para início das obras, mas as duas melhorias e outras nove intervenções na via, solicitadas por meio de um relatório entregue durante a audiência, devem começar em breve.

Mario Rodrigues explicou que as agulhas de saída devem ser construídas nos dois sentidos da Dutra, nas pistas locais, próximo ao viaduto Aniello Pratici. A Prefeitura já possui projeto dessa obra que ainda não havia sido iniciada por dificuldades na aprovação por parte da concessionária NovaDutra.

De acordo com o diretor da ANTT, a obra está orçada em R$ 90 milhões; a empresa que executará a obra já foi definida em licitação e só falta a aprovação da questão ambiental pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) para que os trabalhos tenham início.

"O projeto já está nas mãos das autoridades ambientais e, assim que for aprovado, as obras começam automaticamente. Vamos acelerar para que essa obra seja liberada e a Prefeitura inicie a construção das agulhas. Já conversamos sobre isso na semana passada e a aprovação está muito próxima de acontecer", garantiu.

O diretor explicou que o intuito do órgão é avaliar os impactos ambientais causados pelo empreendimento. Referente ao prazo de entrega, ele afirmou que não há como confirmar uma data, tendo em vista que o cronograma depende do aval do Ibama, mas que a estimativa para término da obra é até o fim de 2011.

Mario Rodrigues explicou que após a aprovação, o tempo de execução e entrega da obra dependerá apenas da Prefeitura de Guarulhos.

Outras reivindicações

Os empresários presentes e representantes do Poder Público e da Secretaria de Transporte e Trânsito (STT) reclamaram da falta de comunicação entre a ANTT e o município. Eles disseram que a agência deveria discutir as ações que possam contribuir tanto para a melhora do fluxo da via como benefícios para o município.

Em resposta, a empresa afirmou que está aberta para diálogos, pronta para esclarecer as ações junto à sociedade, de forma a obter melhores resultados.

Para o presidente da Asec, Antônio Marchiori, o diálogo iniciado na audiência pública é essencial para a obtenção de melhores resultados nas solicitações para a cidade.

Apesar da NovaDutra não enviar representantes à audiência pública, os empresários solicitaram novas intervenções na via, como instalação de passarelas de pedestres, iluminação, mudanças no trevo do Bonsucesso e a transposição da Jacu-Pêssego.

O diretor da ANTT, Mario Rodrigues, garantiu que todas as intervenções serão analisadas e, se dependerem da Agência, terão avanços. "Todas as intervenções não dependem somente da ANTT. Algumas são de responsabilidade da NovaDutra e, se não estão previstas em contrato, deverão ser negociadas. De qualquer forma todas serão estudadas e tentaremos negociar para que avancem. É do interesse de todos", disse Rodrigues.

Uma nova reunião será agendada nas próximas semanas para discutir, entre outros assuntos, os acessos das novas marginais à cidade de Guarulhos.

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.