ANTT autoriza aumento de 16,8% na Dutra para compensar prejuízos da Lei dos Caminhoneiros

Publicado em
28 de Julho de 2015
compartilhe em:

Entra em vigor no dia 01 de agosto as novas tarifas do pedágio na Rodovia Pres. Dutra.

O aumento autorizado hoje pela ANTT é de 16,8% é praticamente o dobro do índice do IPCA que serve de referência para esses reajustes anuais. A justificativa é a nova Lei dos Caminhoneiros que permitiu a isenção da cobrança de pedágio de eixo suspenso nos caminhões. Para preservar o equilíbrio financeiro do contrato de concessão, a ANTT transferiu o custo para toda a sociedade. Exatamente conforme o Estradas.com.br tinha anunciado que iria ocorrer e vai ser feito em todos os contratos de concessão federal.

A tarifa básica passará dos atuais R$ 10,90 para R$ 12,70.Considerada uma “conquista” da categoria dos caminhoneiros, a Lei 13.103/15 é na realidade uma colcha de retalhos que visa atender os interesses das grandes transportadoras e embarcadores. Além da isenção da cobrança de pedágio do eixo suspenso, a nova legislação aumentou a jornada dos motoristas profissionais em até 2h, o tempo de direção contínua em no mínimo 1h30, passando das 4h antes toleradas para 5h30, podendo ser prolongada indefinidamente enquanto o motorista não encontrar um local “seguro” e credenciado para parar.

Além de tudo isso, a Lei dos Caminhoneiros prevê que dois motoristas poderão revezar ao volante por 72h, sem obrigação de realizar sequer paradas para dormir. É o caso dos caminhões com pequeno leito atrás do banco do motorista, enquanto um deles fica ao volante o outro dorme, ou melhor, tenta dormir.O aumento ainda reforça o caixa de empresas envolvidas com a Operação Lava Jato, detentoras da maioria das concessões federais.

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.