ANP indica 4.187 postos que comercializam S50

Publicado em
05 de Janeiro de 2012
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A ANP - Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis relaciona em seu website 4.187 postos de combustível que devem estar comercializando diesel de baixo teor de enxofre (S50) desde 1º de janeiro.

Confira em www.anp.gov.br.

Informações da Petrobras indicam que o litro do diesel S50 custa seis centavos de real a mais do que o S500.

O uso do diesel S50 é fundamental para o bom funcionamento dos motores com tecnologias apropriadas para atender as emissões de gases previstas no programa Proconve P7, que adota padrões equivalentes a Euro 5.

Desde o início de janeiro todos os caminhões e chassis de ônibus destinados a comercialização no mercado interno devem obedecer as normas Proconve P7. Os veículos remanescentes nos pátios de montadoras correspondentes a Proconve P5 (Euro 3) deverão ser faturados para as concessionárias até 31 de março.

As fábricas locais continuarão produzindo veículos comerciais Euro 3 para exportações.

Petrobras divulga lista de postos com S50

O website da Petrobras Distribuidora (www.br.com.br) apresenta lista de mais de 800 postos de serviço de bandeira Petrobras nos quais desde 1º de janeiro já é possível abastecer caminhões e ônibus com o Diesel S-50, com baixo teor de enxofre, obrigatório para a nova geração de motores a diesel Proconve P7 produzidos pelas montadoras.

Além do Diesel S-50, a Petrobras Distribuidora oferece para os novos motores (Euro 5/Proconve 7) o Flua (marca própria da Petrobras para o Arla 32) e o lubrificante Lubrax Advento.

O Diesel S-50 é produzido nas refinarias de Paulínia (Replan) e Henrique Lage (Revap), em São Paulo; de Duque de Caxias (Reduc), no Rio de Janeiro; e Gabriel Passos (Regap), em Minas Gerais. Ainda no primeiro trimestre de 2012 o combustível será produzido nas refinarias de Capuava (Recap), em São Paulo; Landulpho Alves (Rlam), na Bahia; e Presidente Getúlio Vargas (Repar), no Paraná.

A Petrobras informa que investiu mais de R$ 105 milhões na unidade de produção do Arla 32 na fábrica de fertilizantes em Camaçari, na Bahia. Segundo a empresa, a produção em escala comercial teve início em outubro de 2011 com capacidade de 63 mil m3 e chegará a 200 mil m3 em outubro de 2012.

O uso do Diesel S-50 nos novos motores resultará na redução de até 80% da emissão de material particulado; e o uso do Arla 32 na tecnologia SCR permitirá reduzir em até 98% a emissão de NOx (óxidos nitrosos), um dos gases de efeito estufa.

O Diesel S-50 começou a ser distribuído, a partir de janeiro de 2009, para as frotas de ônibus das regiões metropolitanas do estado de São Paulo (Baixada Santista, Campinas e São José dos Campos), da região metropolitana do Rio de Janeiro, dos municípios de Curitiba, Porto Alegre, Belo Horizonte e Salvador. Em maio de 2009, passou a ser comercializado nas regiões metropolitanas de Belém, Fortaleza e Recife para todos os veículos movidos a diesel.

 

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