Ampliação do Porto de Itaqui aquece mercado de grãos

Publicado em
11 de Fevereiro de 2014
compartilhe em:

Ampliação do Porto de Itaqui aquece mercado de grãos

A conclusão da primeira etapa de ampliação do porto de Itaqui, no litoral maranhense, prevista para junho, já ampliou o comércio de grãos no Estado. Segundo o corretor Claudeir Pires, que atua em todo o Norte e Nordeste, as tradings aumentaram o volume de compra de soja neste ano em 30% nos polos do Maranhão.

Ele afirma que até o ano passado, as compras eram concentradas entre maio e julho, meses em que a Vale deixava de escoar minério de ferro e cobre por Itaqui e permitia que as tradings utilizassem seu terminal para escoar soja. Entre as empresas que aumentaram o volume de compras no Estado estão Ceagro, Algar Agro, Multigrain, Bunge e Cargill.

Leonardo Freitas, diretor superintendente da Algar Agro, confirmou ao Valor que a empresa ampliou o volume de negócios no Maranhão e na região do Matopiba por conta da inauguração do primeiro berço e armazém do porto. Principal aposta da Algar há alguns anos, devido a proximidade com o importante mercado consumidor do Nordeste. A empresa estima que vai comprar 1,5 milhão de toneladas de soja nesta safra, volume 11% superior ao do ciclo 2012/13. Desse total, 600 mil toneladas devem ser exportadas por diferentes portos.

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.