Amarração de cargas: uma questão de segurança

Publicado em
27 de Setembro de 2011
compartilhe em:

Diariamente o caminhoneiro viaja quilômetros por estradas em condições de pavimentação, além de enfrentar as variações climáticas, que acompanham cada região do país.

O transporte deve ser feito de forma que a carga seja preservada e chegue ao destino em condições ideais. Por isso, é preciso ficar atento à amarração do que está sendo carregado.

Antes de mais nada, a amarração de cargas deve ser feita para condições normais de viagem. Isso não significa necessariamente que você guiará em velocidade constante, em um asfalto ideal, numa reta.

É preciso pensar em situações de frenagens bruscas, mudanças rápidas de direção e más condições de conservação das estradas. Estes fatores devem ser levados em considerações tanto para viagens longas, quanto para curtas: segurança nunca é demais!

Em seguida, para manter a estabilidade da carga, é importante carregar o caminhão de forma que o peso fique bem distribuído dentro do implemento. As boas condições dos equipamentos de amarração são fundamentais, por isso cheque sempre se não está na hora de trocar cabos e cordas.

Equipamentos de segurança e amarração são testados pelo Inmetro, por isso, se for adquirir novas peças, fique atento às informações fornecidas pelo fabricante.

Por fim, durante o processo de amarração da carga, não tenha pressa. Este procedimento pode levar de 30 minutos a duas horas, o importante aqui é que a carga seja bem amarrada, de forma a evitar acidentes.

Numa curva, até metade do peso da carga pode se deslocar para o lado, por isso é importante manter-se atento à altura da carga e evitar o risco de tombamento.

Para saber mais sobre Amarração de Cargas, não perca o Curso:

Amarração de Cargas Gerais e Indivisíveis
Instrutor: 
Rubem Melo
Data:
01 DE OUTUBRO DE 2011
Horário: 8:30 às 17:30
Carga horária: 8 horas
Investimento:: R$ 450,00   
 

Para mais informações, clique aqui>>>         

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.