Alta no preço de combustíveis impacta até 3% no custo do frete

Publicado em
30 de Janeiro de 2013
compartilhe em:

FETRANSPAR prevê prejuízo aos transportadores, que não terão como repassar esse aumento

O reajuste no preço dos combustíveis, anunciado pela Petrobras, irá refletir no custo do frete e impactar negativamente o setor de Transporte de Cargas. De acordo com o presidente da FETRANSPAR (Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná), Sérgio Malucelli, o aumento do óleo diesel de 5,4% pode significar um acréscimo de até 3% no custo do frete. “O setor irá sentir um aumento de, no mínimo, 2,5% no custo do frete, podendo chegar até 3% em algumas operações, nas quais o diesel representa mais de 50% do valor do frete”, afirma Malucelli.

A maior dificuldade para os transportadores está em repassar esse custo. “Não conseguimos realinhar o preço na mesma velocidade em função de tabela de preço pré-estabelecida e de contratos vigentes. Dessa forma o transportador amarga o prejuízo”, destaca o presidente.

Dados da FETRANSPAR apontam uma defasagem de 14% no valor do frete praticado hoje. “Com esse reajuste, estamos falando em mais de 16% de diferença. É lastimável para o setor de Transporte de Cargas, que já sofre com a alta carga tributária. Além disso, esse reajuste chega justamente no período de pagamento de IPVA e outros impostos”.

O aumento já chegou às refinarias nesta quarta-feira (30) e os reajustes deverão ser repassados aos consumidores e, ainda que não integralmente, deverão ter impacto na inflação e em diversos setores.

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.