Alstom vai fornecer mais 8 aerogeradores modelo ECO 122 para a Enerplan no Brasil

Publicado em
27 de Outubro de 2014
compartilhe em:

A Alstom assinou um contrato de aproximadamente 26 milhões de euros com a Enerplan, empresa de energia do grupo brasileiro Oleoplan, para fornecer 8 aerogeradores ao projeto eólico Pontal 2A, no Sul do Brasil. Este é o segundo contrato com a Enerplan, que também encomendou 10 unidades em 2013 para a primeira usina eólica do projeto Pontal. Os equipamentos serão instalados em Viamão, no Estado do Rio Grande do Sul. O comissionamento do projeto está programado para o final de 2015.


Com os dois contratos, a Alstom vai fornecer 18 unidades dos aerogeradores ECO 122, com capacidade de 2.7 MW cada um. A turbina ECO 122 tem o maior diâmetro de rotor no segmento onshore de 2 MW a 3 MW. Ela combina alta potência e alto fator de capacidade para aumentar a produção de energia em regiões com ventos de baixa velocidade, adaptando-se perfeitamente às condições de vento brasileiras.

As naceles dos aerogeradores serão fabricadas na unidade da Alstom em Camaçari, na Bahia, e as torres serão produzidas na nova fábrica da Alstom em Canoas. A Alstom também será responsável pela operação e manutenção das turbinas eólicas por cinco anos.
Yves Rannou, Vice Presidente Sênior do business Wind da Alstom, afirma: “A Alstom está preparada para apoiar o contínuo crescimento do mercado eólico no Brasil com a plataforma ECO 100, que está entre as plataformas multi-megawatt de eficiência comprovada no mercado, graças à tecnologia “Power of 3™”, com três soluções de aerogeradores diferentes preparados para condições específicas”.
A ECO 122 é a mais recente evolução da plataforma ECO 100 da Alstom e o resultado de mais de 30 anos de experiência no design de aerogeradores. A plataforma ECO 100 tem mais de 2000 MW instalados ou em instalação em todo o mundo e mais de 200,000 horas de operação acumulativas desde 2008. Todas as turbinas eólicas da Alstom são baseadas no conceito ALSTOM PURE TORQUE®, um projeto mecânico exclusivo e comprovado que protege o sistema de transmissão contra cargas de deflexão para assegurar maior confiabilidade, disponibilidade operacional superior e menores custos de manutenção.

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.