Alstom fornecerá 127 aerogeradores para Renova Energia no complexo eólico Umburanas

Publicado em
21 de Julho de 2014
compartilhe em:

A Alstom assinou, com a Renova Energia, líder em geração de energia eólica no Brasil, um contrato no valor de cerca de €320 milhões[1], para entregar, construir e comissionar 127 aerogeradores, no complexo Umburanas, na Bahia. As turbinas, compostas pelos modelos ECO 122, ECO 110 e ECO 100, serão entregues entre janeiro de 2017 e janeiro de 2018. O complexo eólico de Umburanas irá gerar 355,5 MW, quantidade que pode trazer energia para cerca de 700.000 pessoas.

O projeto faz parte de um acordo assinado entre as duas empresas em 2013, que compreende o fornecimento de mais de 440 aerogeradores, trazendo uma capacidade mínima instalada de 1,5GW, além de serviços de operação e manutenção, e mais de €1 bilhão em energia eólica.

“Nossa parceria com a Renova Energia é o maior acordo onshore para a Alstom na indústria eólica em âmbito global. O contrato assinado no momento é a confirmação de um desenvolvimento positivo desse acordo, que está trazendo energia limpa e sustentável para a população”, afirma Yves Rannou, Vice-Presidente Sênior do business Wind da Alstom.

As naceles dos aerogeradores serão produzidos na unidade da Alstom em Camaçari. A comprovada plataforma ECO 100 da Alstom é resultado de mais de 30 anos de experiência. Todos os aerogeradores da Alstom apresentam o conceito PURE TORQUE™, um projeto mecânico exclusivo e comprovado que protege a sistema de transmissão contra cargas de deflexão para assegurar maior confiabilidade, disponibilidade operacional superior e menores custos de manutenção. Todos os aerogeradores da Alstom são equipados com a nacele que gira e posiciona a máquina na melhor direção do vento.

A Alstom constrói e opera parques eólicos ao redor do mundo, com mais de 2.600 aerogeradores atualmente instaladas ou em construção em mais de 200 parques eólicos, fornecendo mais de 5.000 MW. A Alstom desenha e fabrica aerogeradores onshore e offshore na faixa de 1,67 MW a 6 MW, fornecendo soluções para todas as condições climáticas e geográficas.

Até o momento, a Alstom já assinou contratos para cerca de 2,5 GW de capacidade de energia eólica no Brasil.

Cade aprova compra de complexo eólico no Rio Grande do Norte pela Copel

Agência Estado

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou a aquisição, pela Companhia Paranaense de Energia (Copel), de 49% de participação no Complexo Eólico São Miguel do Gostoso, localizado no Rio Grande do Norte, pertencente à Voltalia Energia do Brasil, do grupo francês Voltalia. O aval se deu sem restrições e está publicado no Diário Oficial da União.

O complexo adquirido pela Copel é composto por quatro projetos de parques eólicos - Usina de Energia Eólica São João; Usina de Energia Eólica Reduto; Usina de Energia Eólica Santo Cristo; e Usina de Energia Eólica Carnaúba. A energia dos parques foi comercializada no 4º Leilão de Energia de Reserva, em contratos de 20 anos, com início de suprimento em abril de 2015.

Reprodução


As empresas destacam em documento enviado ao Cade que a operação se justifica "por representar a continuação do desenvolvimento sustentável da Copel no setor de geração de fontes renováveis de energia elétrica, enquanto para a Voltalia, trata-se de uma oportunidade de negócio no contexto da sua estratégia de diversificação do risco incidente sobre esta atividade e a associação com parceiros estratégicos".

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.