Alguns exportadores de grãos avaliam parar por alta do frete; custo sobe US$5 bi/ano

Publicado em
11 de Setembro de 2018
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Algumas empresas exportadoras de grãos do Brasil avaliam paralisar atividades se não forem tomadas medidas para acabar com uma tabela de fretes mínimos rodoviários que inviabiliza negócios e resulta em custos adicionais para o setor de pelo menos 5 bilhões de dólares ao ano, disse um representante da Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec).
 
 
 
Os custos extras estimados foram elevados após um reajuste nos valores dos fretes da tabela na quarta-feira da semana passada, que acrescentou grandes montantes numa conta que já era bilionária, afirmou à Reuters o diretor-geral da Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec), Sérgio Mendes, nesta segunda-feira.
 
"Tem de resolver logo (essa questão da tabela), tem empresas dizendo que não vão assumir o passivo (do custo adicional), que vão parar tudo. Tem exportador tão preocupado que está pensando em parar, para não assumir um passivo incapaz de pagar", declarou Mendes, ressaltando que tradings já trabalham com margens mínimas no mercado de commodities agrícolas.
 
O diretor-geral não detalhou quais empresas poderiam parar de operar. O Brasil é o maior exportador global de soja e tem sido o segundo em milho.
 
Mendes lembrou que nos últimos quatro anos as empresas do setor de grãos têm trabalhado com 1 por cento de margem líquida, e destacou que a tabela achata um resultado que já era mínimo, embora o segmento movimente dezenas de milhões de toneladas todos os anos.
 
O custo anual com o transporte rodoviário, o principal modal utilizado para levar as cargas até os portos exportadores, subiu de 170 reais por tonelada de grãos (antes da tabela) para 225 reais, após a implantação da tabela, e agora para 236 reais por tonelada, com o reajuste nos valores feito na semana passada, para adequar o custo a uma alta de mais de 10 por cento no preço do diesel.
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