Alemanha pressionada por causa da burocracia e deficiências na infraestrutura para o transporte de cargas especiais

Publicado em
19 de Abril de 2023
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A pressão está crescendo sobre o governo alemão para tomar medidas urgentes sobre as duas preocupações de atrasos nas licenças para transporte pesado e infraestrutura fraca – ambas as quais estão causando grandes problemas e custos adicionais para projetos em todo o país.

A questão foi levantada no parlamento alemão no final de janeiro e segue um coro crescente de reclamações da indústria, autoridades portuárias e empresas de transporte.

A ESTA – Associação Europeia de Transporte Rodoviário Anormal e Guindastes Móveis – está pressionando as autoridades alemãs a tomar medidas urgentes para lidar com as dificuldades de obtenção de licenças de transporte pesado desde que o país introduziu seu controverso novo sistema de licenças VEMAGS.

VEMAGS é o sistema online alemão para a aplicação e aprovação de transportes de grandes dimensões e pesados em todos os 16 estados federais.

O novo sistema era para ser mais simples e eficiente, mas as transportadoras e seus clientes dizem que está gerando aumento de custos, burocracia desnecessária e atrasos ainda maiores.

Eles também reclamam que os escritórios emissores de licenças geralmente não têm recursos suficientes e muitas vezes carecem do conhecimento necessário.

O diretor da ESTA, Ton Klijn, disse: “Temos medo de que um grande número de transportes esteja sendo forçado a trabalhar sem as licenças necessárias – simplesmente porque o sistema não é adequado para o propósito”.

Outras indústrias se juntaram ao debate, dizendo que a situação está prejudicando gravemente os negócios alemães.

No final do ano passado, a associação de construção bávara Bayerische Bauindustrieverband lançou um ataque contundente dizendo que as regras e regulamentos atuais são ineficientes, caros e muitas vezes impraticáveis.

Um dos muitos exemplos que dá diz respeito ao transporte de grandes máquinas de construção. Diz que as regras exigem que a carga seja identificada com precisão, incluindo o tipo exato, fabricante e modelo. Mas muitas vezes isso não é possível, pois o tipo de máquina necessária no local e sua disponibilidade geralmente não são conhecidos com muita antecedência.

Os empreiteiros dizem que as regras que regem o transporte de grandes e pesados ??devem ser enxutas e simplificadas – e seguir o bom senso.

Preocupações semelhantes foram expressas em Hamburgo, onde as empresas disseram que algumas empresas estão usando portos alternativos, como Roterdã e Antuérpia, devido aos atrasos na Alemanha.

Agora, o chanceler alemão Olaf Scholz foi pressionado a intervir. Falando no Parlamento alemão em 26 de janeiro, o deputado Bernd Reuther – o porta-voz de transportes do FDP, um partido minoritário na coalizão governista – pediu ao governo federal que tome medidas urgentes e acelere os procedimentos de planejamento e aprovação para todos os modos de transporte. transporte.

Scholz respondeu que o governo apresentará novas medidas em breve, mas ainda não há detalhes.

Klijn disse: “Tanto o ESTA quanto nossos colegas alemães têm alertado sobre os problemas crescentes enfrentados pelo setor de transporte pesado e especial no país há muitos meses.

“Mas estamos contentes que a pressão por mudanças esteja crescendo em toda a indústria e esperamos que as autoridades reajam com a urgência que esta situação exige.

“A ESTA está sempre pronta para ajudar a resolver esse problema da maneira que pudermos – talvez chamando a atenção das autoridades alemãs para exemplos de boas práticas em outras jurisdições.”

Klijn acrescentou que a Comissão Europeia está demonstrando um novo interesse em adotar as Diretrizes Europeias de Melhores Práticas para Transporte Rodoviário Anormal, publicado pela primeira vez em uma Diretiva de Transporte da Comissão Europeia em 2005.

A diretiva contém o SERT, Registro Europeu Especial para Caminhões e Reboques, destinado a reduzir a burocracia enfrentada pelo setor.

Até à data, apenas a autoridade rodoviária holandesa RDW emite documentos SERT com veículos novos e é aceite como documento informativo pelas autoridades rodoviárias belgas, suecas e inglesas.

Mas a ESTA espera que as autoridades na Alemanha e em toda a Europa vejam que um sistema de registro acordado em toda a Europa – como parte das diretrizes de boas práticas aceitas – economizará tempo e dinheiro, além de tornar uma indústria importante mais segura e eficiente.

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