Alckmin diz que cobrança ponto a ponto tornará pedágio mais justo

Publicado em
18 de Julho de 2012
compartilhe em:

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), disse nesta segunda-feira (16) que o pedágio eletrônico a ser implantado nas rodovias estaduais paulistas em 2013 vai tornar a cobrança mais justa.

"Você vai tornar mais justa a cobrança porque você paga pelo trecho percorrido. Isso deve reduzir para muita gente o valor do pedágio. Agora pode ter caso de pessoas que por estar entre duas barreiras não pagava nada, passarão a pagar um pouquinho", disse o governador.

O sistema ponto a ponto funcionará a partir da instalação de antenas ao longo da rodovia. Os equipamentos fazem a leitura automática das tags instaladas nos carros, identifica os veículos e registra a cobrança de valor proporcional ao que efetivamente for percorrido.

Cada estrutura é uma espécie de praça de pedágio virtual, sem barreiras e cabines de cobrança. Essa tecnologia já é utilizada nos Estados Unidos e em alguns países da Europa.

O projeto piloto prevê a cobrança pré-paga, ou seja, o motorista "compra" créditos que são debitados a cada passagem. A forma de recarga dependerá da concessionária do serviço, e poderá ser em dinheiro, débito, celular ou cartão de crédito. A nova tag custará cerca de R$ 3. Várias operadoras poderão oferecer o serviço, o que permitirá mais concorrência.

Hoje, o usuário paga uma taxa de adesão, mensalidade e recebe a fatura online ou via Correios, e o valor é debitado da conta corrente ou cartão de crédito.


Por G1, em São Paulo

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.