Acidentes diminuem10% e mortes recuam 21,8% nas rodovias concedidas de SP

Publicado em
18 de Novembro de 2015
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Queda nas estatística é consequência do alto investimento em melhorias einfraestrutura nos últimos 16 anos, capazes de salvar cada vez mais vidas; vejatabela por concessão

Nos três primeiros trimestres do ano, as rodovias sob concessão doEstado de São Paulo registraram índice recorde de redução de acidentes. Emalgumas concessões, o número de acidentes teve redução na casa dos 17%. Namédia, os 6,4 mil quilômetros de estradas sob administração privada tiveram quedade 10,09% no número de acidentes. Mais significativa ainda foi o recuo naquantidade de vítimas fatais, de 21,82% em todo o sistema concedido, mas quechegou a mais de 50% em algumas concessões. A redução no número de feridos foide 10,07% no sistema. Um enorme avanço do estado de São Paulo nas metasestabelecidas pela ONU para redução de acidentes de tráfego e trânsito. Tambémé um ótimo recorde: a maior diminuição em 16 anos do programa de concessõesrodoviárias. Todas essas reduções são consequência do alto investimento emmelhorias e infraestrutura, capazes de salvar cada vez mais vidas.

Ao longo desses 16 anos de concessõesrodoviárias paulistas está sendo desenvolvido importante conceito de segurançaviária, denominado "rodovia que perdoa". Trata-se de investimentosnecessários ao longo das pistas, como duplicações, construção de marginais,mais acostamentos, novos dispositivos de acesso e outras melhorias, que tornamas rodovias mais seguras e que salvam cada vez mais vidas. São investimentospromovidos pelas concessionárias, com dinheiro proveniente dos pedágios."Foram investidos nesses 16 anos mais de R$ 70 bilhões. As rodovias estãosendo equipadas com mecanismos que absorvem o erro do motorista, capazes deevitar acidentes; ou mesmo que eles ocorram, que sejam o menos danosos possívelpara as pessoas", explica Giovanni Pengue Filho, diretor geral da Artesp.Paralelo aos investimentos outras duas frentes também têm importante papelnessa redução. A Programa de redução de Acidentes (PRA) desenvolvido por todasas concessionárias e a campanha pelo uso do cinto de segurança.

Entre os investimentos em infraestrutura quecolaboraram para a redução de acidentes estão a implantação de marginais,duplicação de pistas, implantação de faixas adicionais e acostamentos,recuperação e ampliação de dispositivos de acesso e retorno, entre outros. Ototal de duplicação de pistas da malha concedida nesse período foi de 276,5quilômetros. Esse tipo de obra tem importante papel na redução de acidentespois contribui para redução de colisões laterais - que são a terceira maiorcausa de acidentes, segundo levantamento feito com base nos registros de 2014 ?e frontais. Também na malha concedida, no mesmo período, foram implantadas149,6 quilômetros de pistas marginais ? importantes por separar o tráfegourbano do rodoviário -, 184,6 quilômetros de faixas adicionais e 78,8quilômetros de acostamentos. Na malha sob concessão da Cart, por exemplo, foramduplicados 112 quilômetros de pistas de 2010 a outubro deste ano. Nos trechossob administração da SPVias foram 63 quilômetros duplicados.

Considerando os nove primeiros meses de 2015,esse é o quarto ano consecutivo com queda no número de acidentes nas rodoviassob concessão. Antes de 2015, o ano que apresentou maior recuo, sempreconsiderando os três primeiros trimestres do ano, foi 2014, que teve redução de4,5% em relação ao mesmo período do ano anterior. No ano passado, no entanto,os números de mortes e vítimas feridas apresentou aumento de 10,6% e 4,7%,respectivamente, o que reforça, ainda mais, a importância dos resultadosobtidos este ano pelas concessionárias que administram as estradas paulista.Investimentos na malha e contínuas campanhas de conscientização do motoristatêm sido as principais ferramentas para atingir os resultados.

A ARTESP, em conjunto com o Detran e oGoverno do Estado de São Paulo, inicia nova campanha de prevenção de acidentes natelevisão. Foram produzidos filmes com duração entre 30 segundos e dois minutosnos quais são apresentados depoimentos de pessoas que se envolveram ou perderamparentes em acidentes de trânsito, incluindo alguns casos de repercussão. Há,entre outros, relatos de João Reis, pai do cantor Cristiano Araújo - que morreuem acidente em rodovia neste ano -, e do filho do cantor Leonardo, PedroLeonardo - que capotou o carro que dirigia há três anos também numa rodovia. Osfilmes já estão sendo veiculados.

Maioresquedas. A concessionáriaque apresentou a maior queda no número de acidentes em São Paulo foi a Cart,que administra trechos das rodovias Raposo Tavares (SP-270) e João BaptistaCabral Rennó (SP-225) e toda a extensão da Rodovia Orlando Quagliatto (SP-327)nas regiões de Bauru, Marília e Presidente Prudente. O recuo foi de 17,69% (de1.012 acidentes para 833) na comparação entre janeiro a setembro de 2014 e omesmo período de 2015. Em seguida, com redução de 17% (de 1.482 para 1.230),aparecem as rodovias administradas pela SPVias, cuja concessão compreendetrechos das seguintes rodovias nas regiões de Sorocaba e Itapeva: CastelloBranco (SP-280), Francisco da Silva Pontes (SP-127), Antônio Romano Schincariol(SP-127), Raposo Tavares (SP-270) e João Mellão (SP-255), além da RodoviaFrancisco Alves Negrão (SP-258) inteira.

Veja abaixo tabela com o desempenho de 19das 20 concessionárias do Programa de Concessão do Estado de São Paulo ? aConcessionária Tamoios não está na tabela pois entrou no programa neste ano,não havendo como fazer comparações com períodos anteriores:

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