Acidentes com cargas perigosas crescem 28,4% no Paraná

Publicado em
11 de Novembro de 2013
compartilhe em:

Bombeiros realizam um simulado, hoje, para treinar atendimento a emergência na CIC

Treinamento em atendimento de vítimas de vazamento de cargas perigosas é uma rotina no Paraná (foto: Ike Stahlke/Sanepar)

O Corpo de Bombeiros realiza, hoje pela manhã, um simulado de atendimento a emergência envolvendo cargas consideradas perigosas. O treinamento acontece na Cidade Industrial de Curitiba, com a participação das empresas pertencentes ao Plano de Auxílio Mútuo (PAM) da CIC. O simulado serve para preparar as equipes nestas ocorrências. Neste ano, o número de casos de acidentes com vazamento de produtos perigososaumentou 28,4% em relação ao ano passado.
Até o dia 8 de novembro deste ano, os bombeiros tinham registro de 104 ocorrências de vazamento de cargas perigosas no Estado. Em igual período de 2012 eram 81. A quantidade de casos em 2013 até agora já é maior que todo o ano passado, que terminou com 96 atendimentos do tipo.
“Esse aumento no número de acidentes se deve a maior circulação de veículos transportando este tipo de produto”, explica o major Maurício Alisky, do Corpo de Bombeiros.


De acordo com o major, as empresas que trabalham com este tipo de carga e também os motoristas são preparados para trabalhar com este tipo de carga. “Os acidentes que ocorrem são na verdade fatalidade mesmo”, disse. 

Carga perigosa é todo material que possa causar contaminação de rios, lagos, solo ou dispersar no ambiente, causando algum tipo de intoxicação.

Simulado — A ação que acontece na CIC nesta manhã trata-se de uma simulação de colisão entre uma carreta que transporta um produto perigoso e uma van de transporte de passageiros. Da colisão, resulta o vazamento do produto em sua fase líquida com fogo, possuindo alto risco de explosão e 15 vítimas para serem triadas, atendidas e encaminhadas aos hospitais de referência.

O evento contará com o apoio do 23º Batalhão de Polícia Militar, da Defesa Civil Municipal, da Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF), e está marcado para as 10 horas na Rua João Chede, cruzamento com Rua Manoel Valdomiro de Macedo.

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.