Acciona pede para devolver BR-393

Publicado em
19 de Abril de 2018
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Concessionária vai continuar administrando a estrada até que licitação defina quem será sua sucessora

A BR-393, que tem aproximadamente 200 quilômetros de extensão e liga a Rodovia Presidente Dutra à divisa entre os estados do Rio de Janeiro e de Minas Gerais, vai deixar de ser administrada pela Acciona. A concessionária protocolou na ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) um pedido de devolução amigável da concessão para relicitação.

Com isso, a empresa continua administrando a estrada até que seja escolhido um novo operador, mas projetos como a duplicação, que teve inclusive propostas de traçados alternativos, vão ficar em suspenso até que o novo operador assuma.

A Acciona assumiu o trecho da BR-393  conhecido como Rodovia do Aço, em 8 de março de 2008. O prazo previsto no contrato era de 25 anos, o que levaria a empresa a operar a estrada até 2033.

Uma parte da BR-393 passa pelo perímetro urbano de Volta Redonda, e antes da inauguração da Rodovia do Contorno, no fim de 2017, cerca de nove mil veículos pesados passavam todos os dias pelo centro da cidade. O trecho administrado pela Acciona não inclui a parte urbana da via, mas estava previsto que a Rodovia do Contorno passaria para a concessionária, depois de alguns procedimentos burocráticos.

A estrada tem 13,5 km, e liga a Via Dutra (BR-116 Sul) e a Rodovia Lúcio Meira (BR-393), formando corredor de tráfego de carga pesada entre o Sul, o Norte e Nordeste do país. Para passar de uma rodovia a outra, hoje entre nove e dez mil veículos passam por dia em bairros como 207, 209, Conforto e Vila Santa Cecília. A Avenida Getúlio Vargas e o bairro São Geraldo foram impactados de maneira positiva. A maior parte destes veículos que não mais entram na cidade é composta de carretas pesadas, muitas delas com cargas perigosas.

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