Acciona: lucro de 68 milhões de euros no semestre Valor do negócio de energia caiu 6,3% no período Da redação Fonte MaiorFonte Menor

Publicado em
02 de Agosto de 2014
compartilhe em:

A Acciona obteve um lucro líquido de 68 milhões de euros no primeiro semestre de 2014, o que representou um aumento de 43% em relação ao mesmo período do exercício anterior. Este resultado é consequência, principalmente, da diminuição das amortizações e da venda de ativos realizada no período.

Crédito: Getty Images

A Acciona obteve um lucro líquido de 68 milhões de euros no primeiro semestre de 2014, o que representou um aumento de 43% em relação ao mesmo período do exercício anterior. Este resultado é consequência, principalmente, da diminuição das amortizações e da venda de ativos realizada no período.

Estes dois fatores permitiram aumentar o resultado antes de impostos em 65%, até 89 milhões de euros, apesar do impacto das mudanças na regulação espanhola. Sem o efeito acumulado da reforma energética na Espanha, o resultado antes dos impostos do primeiro semestre seria superior a 216 milhões de euros.

As duas principais causas do lucro líquido da Acciona foram: a diminuição do valor amortizado devido ao efeito combinado da mudança de critério de amortização dos ativos eólicos, que passa de 20 a 25 anos, com um impacto positivo de 61 milhões de euros, e a menor base de amortização depois da dotação das deteriorações de ativos registrados em dezembro de 2013. Um segundo fator que influiu positivamente foi o excelente resultado procedente do imobilizado, de 39 milhões de euros, devido, principalmente, à venda dos ativos renováveis na Alemanha e às concessões de bondes em Barcelona.

O faturamento do grupo retrocedeu 2,5% no primeiro semestre e se situou em 3,005 bilhões de euros, com uma queda de 6,3% na Energia e 9% na Construção, o que foi compensado em grande parte pelo aumento das vendas nos Serviços e Outras Atividades.

A dívida financeira líquida na data de 30 de junho de 2014 diminuiu 3,2% em relação à registrada em dezembro de 2013, totalizando 5.848 milhões de euros, fundamentalmente, devido à geração de 318 milhões de euros de caixa das atividades de exploração, que compensaram o esforço de investimento realizado durante o semestre, com um investimento líquido ordinário de 190 milhões de euros.

Energia
O valor de negócio da Acciona Energia diminuiu 6,3%, situando-se em 980 milhões de euros, e o Ebitda caiu 22,3% até 363 milhões de euros como consequência da diminuição líquida da capacidade eólica instalada em 151 MW e, principalmente, do efeito das sucessivas mudanças na regulação espanhola. O resultado antes de impostos caiu 69,3% até os 18 milhões de euros, refletindo o impacto das últimas medidas reguladoras. O efeito acumulado do conjunto da reforma energética sobre o resultado antes dos impostos do semestre alcança os 216 milhões de euros.

A capacidade total instalada na data de 30 de junho alcançou 8.370 MW, dos quais 6.804 MW são atribuíveis, com uma produção total de 11.485 GWh (9.325 GWh atribuíveis).

 
Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.