ABB fecha contrato de US$20 milhões com a Eletronorte para transmissão de energia no Brasil

Publicado em
16 de Novembro de 2010
compartilhe em:

A ABB, grupo líder em tecnologias de potência e de automação, fechou contrato, no valor de US$ 20 milhões, com uma das principais empresas de serviços públicos de transmissão do Brasil, a Centrais Elétricas do Norte do Brasil (Eletronorte). A ABB vai fornecer um Compensador Estático de Reativos (SVCs), que ajudará a melhorar a capacidade e a confiabilidade do fornecimento de energia no Maranhão, região Nordeste do Brasil.

A ABB é responsável pelo projeto, fornecimento, instalação e colocação em operação da unidade SVC em São Luís, impulsionando, dessa maneira, o fornecimento de eletricidade, por meio das linhas de transmissão existentes de 230 kV (quilovolt), para melhorar o controle da tensão e o desempenho do sistema de 500 kV durante contingências. A nova unidade SVC funcionará também como uma central, controlando o SVC, instalado anteriormente na subestação São Luís I. O projeto deverá ser concluído até 2012.

O SVC faz parte da família de tecnologias FACTS (Sistemas flexíveis de transmissão de corrente alternada) da ABB, que aumentam a capacidade, a segurança e a flexibilidade dos sistemas de transmissão de energia e trazem uma contribuição importante para o desenvolvimento de redes elétricas inteligentes. A ABB já forneceu a tecnologia FACTS à Eletronorte anteriormente, e também está executando, atualmente, o projeto do SVC de Vilhena, em Rondônia.

"Essa solução tecnológica permitirá o fluxo de mais energia pelas linhas de transmissão existentes e também irá aprimorar a estabilidade da rede elétrica", declarou Martin Gross, diretor mundial de Sistemas de Redes Elétrica na divisão de Sistema de Potência da ABB, lembrando que a ABB é líder global no setor em expansão de FACTS, com mais de 700 instalações deste tipo em operação ou em construção no mundo.

As tecnologias FACTS permitem que mais energia chegue aos consumidores com impacto ambiental mínimo, custos de investimento menores e tempos de implementação mais curtos em relação à alternativa tradicional de construir novas linhas de transmissão ou usinas de energia. Elas também ajudam a cuidar dos problemas de estabilidade de frequência e tensão, e permitem que o sistema de transmissão funcione com mais eficiência.

A ABB (www.abb.com) é líder em tecnologias de potência e de automação que proporcionam aos seus clientes dos setores industriais e de concessionárias a melhoria de sua performance enquanto reduzem seus impactos ambientais. O grupo ABB opera em cerca de 100 países e emprega em torno de 115.000 funcionários.

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.