A qualidade da informação é fundamental na subscrição de riscos

Publicado em
09 de Abril de 2012
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O consultor da Zurich Seguros, multinacional suíça e um dos três maiores grupos seguradores do mundo, Luis Vitiritti foi dos palestrantes do 1º Seminário SEG NEWS, que reuniu especialistas de várias áreas para discutir aspectos relevantes no processo de subscrição de riscos, que aconteceu no último dia 28, no Braston Hotel, em São Paulo. Consultor em Gestão de Risco, Luis Vitiritti apresentou o panorama e análise sobre os procedimentos de subscrição de riscos, com enfoque no Seguro de Transportes.

“É preciso identificar o risco, analisar a exposição, selecionar o método e implantar o gerenciamento de risco a fim de que se garanta que o transporte de cargas, produtos ou objetos, aconteça com plenitude e integridade”, afirmou Luis Vitiritti, que é especialista na avaliação de riscos no segmento de Transporte.

Para uma platéia com especialistas, advogados, securitários, corretores e empresas especializadas em seguros e resseguros, Luis Vitiritti reforçou que é preciso haver coerência nas informações repassadas por cada um dos indivíduos envolvidos no fechamento de uma apólice de seguro, como o corretor, o próprio cliente, o analista da seguradora e o subscritor. “A precisão da subscrição depende diretamente da qualidade das informações repassadas e apuradas”, pontuou ele. E, para evitar esses tipos de desencontros, a Zurich Seguros desenvolveu seu próprio Risk Grading que, entre outros fatores, garante uma padronização de atendimento e checagem em todas as operações da Zurich feitas globalmente.

O Grupo Zurich possui em todo o mundo mais de mil pessoas, entre engenheiros de risco e consultores, que visitam seus clientes para confirmar e vistoriar as informações passadas pelo corretor ou pelo próprio cliente. “A visualização e a explicação in loco sobre o produto ou carga a ser transportada, nos dá clareza dos processos e real necessidade dos clientes. E o objetivo dessa atenção é deixar clara a subscrição”, analisa Vitiritti. Por exemplo, se um cliente quer transportar produtos químicos, é preciso entender o produto, a melhor forma de acondicionamento, a escolha da embalagem, os cuidados que se deve ter caso o produto vaze, a avaliação dos terminais ou armazéns onde o produto será entregue, entre outros fatores.

“É uma seguradora plena, que vem desenvolvendo produtos e soluções para o mercado local com eficiência. A Zurich visa crescer no Brasil, para chegar à participação que possui hoje no mundo”, destacou Rafael Ribeiro do Valle, diretor de Comunicações da Academia Nacional de Seguros e Previdência (ANSP), que coordenou o Seminário.

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