Tendo sido considerado o marco zero da linha férrea que seria construída no Brasil, e acompanhando o comércio internacional, passou a exportar madeira na década de 1920, no que foi conhecido como Ciclo de Exportação de Madeira. Em 1928, o primeiro “caixão” (estrutura de concreto armado que se projeta para dentro da água, formando blocos de atracação) foi construído e instalado e, em 1934, o vapor Comandante Alcídio foi o primeiro navio a atracar em suas águas. Em 1936, foi a vez do primeiro navio estrangeiro: o inglês Somme.
Foto antiga do Porto de Paranaguá
Em 1947, o porto é ampliado em seu espaço e capacidade operacional. Melhorias e mudanças na administração foram realizadas sucessivamente e, em 1963, atingiu a marca de um milhão de toneladas movimentadas.
Em 1975, os materiais que foram usados para a construção da Usina Hidrelétrica de Itaipu foram transportados pelo Porto de Paranaguá. No ano seguinte, foi realizada a dragagem do Canal da Galheta, aumentando a capacidade de recebimento de navios e, em 1998, o porto ganhou um novo terminal de contêineres, batizado como TCP (Terminal de Contêineres de Paranaguá).
Foto aérea do Terminal de Conteineres de Paranaguá (TCP)
PORTO DE PARANAGUÁ – ATUALMENTE
Em 2012, o porto recebeu o maior navio de sua história, o Cosco Vietnan e, nos últimos anos, o se consolidou como o maior porto graneleiro do país, e um dos maiores em termos de movimentação de carga.
Em 2019, bateu o seu recorde de descarga de vagões de comodities para exportação: “A quantidade de vagões com carga geral e granéis sólidos para exportação (grãos, farelo e açúcar) que descarregaram foi a maior já registrada no Porto de Paranaguá, em um único mês. Foram 18.776 vagões recebidos em julho, 333 a mais que a marca anterior, registrada em maio de 2018. Entre os dias 1º de janeiro e 31 de julho, foram 11,75 milhões de toneladas movimentadas pelo Corredor de Exportação. Para garantir eficiência no atendimento aos navios graneleiros, o Porto de Paranaguá dispõe de três berços exclusivos para este tipo de carga. São seis shiploaders (equipamentos para o carregamento direto das esteiras interligadas), com capacidade para carregar até 1.500 toneladas por hora”. (retirado de http://www.paranacooperativo.coop.br/ppc/index.php/sistema-ocepar/comunicacao/2011-12-07-11-06-29/ultimas-noticias/123658-paranagua-porto-registra-recorde-na-descarga-de-vagoes)
Foto aérea do Porto de Paranaguá
O Porto de Paranaguá segue evoluindo e mantendo a sua importância na importação e exportação do país. A RodoQuick Transportes está presente na região Sul, fazendo parte do rol de transportadoras de Paranaguá, Itajaí, Navegantes e Itapoá, realizando o transporte de containers entre os portos e as plantas de nossos clientes. Caso precise de uma cotação, estamos à disposição.